quarta-feira, 7 de março de 2012

Estreias da Semana #2

São nove os filmes que chegam esta Quinta-feira, 8 de Março, às salas de cinema portuguesas. Oito longas-metragens e uma curta, entre as quais três produções nacionais, a escolha é variada esta semana.

A Mulher de Negro (2012)
The Woman in Black

Daniel Radcliffe está de volta ao grande ecrã, desta vez como protagonista de um filme de terror. O actor deixou para trás o Harry Potter e veste agora a pele do jovem advogado londrino Arthur Kipps. Viuvo e com um filho pequeno, Kipps é forçado a viajar até à aldeia remota de Crythin Gifford, para tratar dos negócios do falecido proprietário da Eel Marsh House. No entanto, ao chegar à arrepiante velha mansão, ele descobre segredos obscuros do passado dos habitantes da aldeia e o medo começa a dominá-lo quando vislumbra uma misteriosa mulher vestida de negro.

Em Câmara Lenta (2012)

Do realizador português Fernando Lopes chega-nos esta semana Em Câmara Lenta. O filme, que tem por base o livro de Pedro Reis, e com argumento de Rui Cardoso Martins, debruça-se sobre um intrincada teia de relacionamentos que existem em redor da personagem de Santiago (Rui Morisson): o casamento com Laurence, a paixão por Constança e a cumplicidade do amigo Salvador.

O Dia mais feliz da tua Vida (2012)

O Dia mais Feliz da tua Vida marca a estreia do actor Adriano Luz a realizar para cinema, e é a curta que antecede a projecção da longa-metragem Em Câmara Lenta. Uma doença põe em causa da felicidade e o futuro de um casal, e vai destruindo corpo e alma. Silêncios, olhares e rotinas vão construindo uma história que se prevê inquietante.

Florbela (2012)

Mais um filme português a estrear esta semana: Florbela, a longa-metragem de Vicente Alves do Ó sobre a poetisa Florbela Espanca. Depois de se separar de António e apaixonada por Mário Lage, Florbela refugia-se num novo casamento para encontrar estabilidade e escrever, mas a vida de esposa na província não é conciliável com sua alma inquieta e percebe que ali não consegue escrever nem amar. Ao saber que o irmão Apeles, oficial da Aviação Naval, está de licença em Lisboa, Florbela corre em busca de inspiração perto da elite literária da capital. Na cumplicidade do irmão, Florbela procura um sopro em cada esquina: amantes, revoltas populares, festas de foxtrot e o Tejo que em breve verá o irmão partir num hidroavião. Muito aguardado, Florbela chega finalmente às salas.

Margin Call - O Dia antes do Fim (2011)
Margin Call

Ao revelar informação que poderá vir a originar o fim da companhia, o jovem analista Peter Sullivan desencadeia uma sucessão de acontecimentos que leva a que decisões ao mesmo tempo financeiras e morais possam colocar a vida de todos os envolvidos à beira do desastre. Margin Call - O Dia antes do Fim foi um dos nomeados para Melhor Argumento Original nos Oscars deste ano.

O Despertar das Trevas (2012)
The Devil Inside

O Despertar das Trevas traz mais terror aos cinemas nacionais esta semana. Em 1989, o serviço de emergência recebeu uma chamada de Maria Rossi a confessar que tinha assassinado brutalmente três pessoas. 20 anos depois, a sua filha Isabella procura respostas para o que aconteceu naquela noite e, para isso, viaja para o Hospital para Psicopatas de Centrino, em Itália, onde a sua mãe está presa, com o objectivo de determinar se ela é uma doente mental ou se está possuída pelo demónio. Dois jovens exorcistas são recrutados para a curar com métodos pouco convencionais que combinam ciência e religião, mas deparam-se com a pureza do mal na forma de quatro demónios que possuem Maria.

Uma Doce Mentira (2010)
De vrais mensonges

E de França chega-nos a comédia romântica Uma Doce Mentira, protagonizada pela eterna Amélie, Audrey Tautou. Ela é Émilie, uma jovem que recebe uma carta de amor anónima. Deita-a fora mas entretanto percebe que a carta poderia ajudar a mãe, deprimida desde que o marido a abandonou. Acaba por reenviá-la também anonimamente à mãe, envolvendo-as, assim como ao secreto remetente, o seu empregado Jean (Sami Bouajila), numa série de equívocos e mal-entendidos.

Uma Lista a Abater (2011)
Kill List

Uma Lista a Abater chega finalmente aos cinemas portugueses, e consigo traz mais terror, desta vez mais psicológico.  Jay é  um  ex-soldado que se transformou num assassino profissional. Oito meses depois de um trabalho desastroso em Kiev, que o deixou física e mentalmente marcado, Jay é agora pressionado por Gal, seu parceiro, a aceitar uma nova missão. À medida que se deixam levar pelo mundo obscuro e perturbador do contrato, o protagonista começa a revelar, mais uma vez, o seu medo e  paranóia, começando a caminhar para a profundidade das trevas.

Viagem ao Centro da Terra 2: A Ilha Misteriosa (3D) (2012)
Journey 2: Mysterious Island (3D)

E eis a sequela de Viagem ao Centro da Terra. Nesta aventura, Sean Anderson recebe um sinal de socorro codificado vindo de uma misteriosa ilha que não deveria existir. É um lugar de estranhas formas de vida, montanhas de ouro, vulcões mortíferos e muitos segredos surpreendentes. Incapaz de impedir Sean de embarcar nesta aventura, o seu padrasto Hank junta-se à viagem. Juntamente com o piloto de helicópteros e a sua filha de personalidade forte, partem em busca da misteriosa ilha para resgatarem um habitante solitário e conseguirem escapar, antes que os choques sísmicos afundem os tesouros da ilha para sempre.

2 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

Ui, esse poster d'A Mulher De Negro é um exagero de Photoshop :P

Tenho de ver um filme do Fernando Lopes, este parece decente.

Inês Moreira Santos disse...

É verdade. :P
Eu também estou curiosa para o Em Câmara Lenta, mas quero mesmo ir ver (o mais depressa possível) o KILL LIST. :)

Cumprimentos cinéfilos,

Inês