quarta-feira, 16 de maio de 2012

Estreias da Semana #12

Esta Quinta-feira, 17 de Maio, são sete os filmes a estrear nos cinemas nacionais.

À segunda não me escapas (2011)
One For The Money
Stephanie Plum, uma orgulhosa nativa de Jersey, tem atitude de sobra, mesmo estando há seis meses sem trabalho e o seu carro ter sido confiscado por falta de pagamento. Capaz de tudo para conseguir dinheiro rápido, mas quase sem opções, Stephanie tenta um último recurso: convencer o seu primo manhoso a dar-lhe um emprego na sua empresa como caçadora de recompensas. Stephanie está determinada a “capturar” o homem mais procurado pela empresa do primo: Joe Morelli, um ex-polícia suspeito de assassinato – o mesmo sexy e irresistível Joe Morelli que a seduziu e abandonou nos tempos de liceu. Somando ao caso Morelli, a família intrometida de Stephanie, um pugilista violento, testemunhas que vão aparecendo mortas e as fortes emoções que surgem quando encontra o próprio Morelli, facilmente se percebe que, afinal, o novo trabalho de Stephanie não é tão fácil como parecia.

Cartas de Angola (2011)

Passou pelo último DocLisboa e chega agora aos cinemas. Apesar do tom em que tudo é contado, Cartas de Angola apresenta duas histórias que se intersectam: a de uma portuguesa nascida em Angola nas vésperas da independência, e a dos cubanos que combateram na guerra em Angola, após 1975 - a segunda verdadeiramente interessante. O filme, contado na primeira pessoa, é uma travessia pela Cuba de hoje e uma descoberta das histórias dos cubanos em Angola durante a guerra, através das quais se revela um passado perdido e uma ligação umbilical a uma terra distante.

Kola San Jon é Festa di Kau Berdi (2011)

Os habitantes do bairro da Cova da Moura, cabo-verdeanos na sua maioria, recuperam e põem em acção uma festa tradicional do seu arquipélago de origem, um ritual característico das Festas Juninas. Este documentário acompanha um grupo de residentes do bairro numa viagem a Cabo Verde para festejarem a festa de São João Baptista, que é também a encenação de uma viagem.

O Ditador (2012)
The Dictator
Sacha Baron Cohen está de volta como General Almirante Shabazz Aladeen, um dos mais excêntricos e egocêntricos ditadores que o mundo já alguma vez viu.  É conhecido pela sua indestrutível barba, por dormir com centenas de celebridades e por organizar e determinar os seus próprios Jogos Olímpicos. Aladeen atrai a atenção internacional quando surgem novidades acerca do seu programa secreto nuclear. Depois de uma tentativa de assassinato a que escapa, Aladeen encontra-se sozinho e sem dinheiro nas ruas de Nova Iorque. Mas a sua força de vontade para recuperar o poder e afastar a democracia do seu país oprimido, não o desanima.

O Verão do Skylab (2011)
Le Skylab
Julie Delpy traz-nos O Verão do Skylab. Em 1979, Albertine, de 10 anos, e todos os seus parentes reunem-se na casa de família, na Bretanha, para celebrar o aniversário da avó. Todos acreditam que o SkyLab, um pedaço do foguetão da NASA, irá cair sobre as suas cabeças nesse Verão. Este encontro acaba por transformar-se num fim-de-semana louco de revelações, amor e cantorias.

Procurem Abrigo (2011)
Take Shelter
Curtis LaForche vive numa pequena cidade de Ohio, com a sua mulher Samantha e a filha surda, Hannah de seis anos. Curtis leva uma vida modesta como chefe de equipa numa empresa de prospecção mineira. Samantha é uma dona-de-casa e costureira em part-time, que suplementa os seus rendimentos vendendo objectos artesanais na feira ao fim-de-semana. A certa altura, Curtis começa a ter sonhos terríveis sobre uma tempestade apocalíptica. Ele opta por guardar estas visões para si mesmo, canalizando a sua ansiedade na ideia obsessiva de recuperar um abrigo contra tempestades do seu quintal. O seu comportamento, aparentemente inexplicável, preocupa e confunde Samantha e provoca a intolerância entre os colegas de trabalho, amigos e vizinhos. Mas a tensão resultante no seu casamento e dentro da comunidade não se comparam ao medo aterrador que Curtis tem do real significado que os seus sonhos possam ter.

Safe (2012)
Um ex-militar, caído em desgraça, vai tentar dar a volta por cima, ao ajudar uma perita informática que é obrigada a trabalhar para a máfia chinesa.

2 comentários:

Sam disse...

PROCUREM ABRIGO: um dos melhores filmes a estrear em Portugal este ano!

Cumps cinéfilos :*

Inês Moreira Santos disse...

Sim. :) O meu favorito da semana, sem dúvida.
Cumprimentos cinéfilos :*