quarta-feira, 27 de junho de 2012

Estreias da Semana #18

Esta Quinta-feira, 28 de Junho, são seis os filmes que chegam às salas portuguesas.


A Idade do Gelo 4: Deriva Continental (V.O. e V.P - 3D) (2012)
Ice Age: Continental Drift (3D)
A Idade do Gelo está de volta. Desta vez, Diego, Sid e Manny são separados do seus amigos e familiares após uma inundação e terão de usar um icebergue como navio para os conseguirem reencontrar.


Agentes Secundários (2012)
21 Jump Street
No liceu, Schmidt era um "totó" e Jenko o atleta popular. No final do curso, ambos vão para a polícia e acabam por ser parceiros nas rondas de bicicleta pelo parque da cidade. Como são jovens e parecem estudantes de liceu, é-lhes dada a missão de se infiltrarem num cartel de droga que está a abastecer os alunos  com droga sintética.

Estrada de Palha (2012)
Pela mão de Rodrigo Areias, Estrada de Palha é o filme português que marca esta semana de estreias, uma espécie de western "à portuguesa". Esta é a história de um homem que, após ter vivido longe do seu país durante mais de dez anos, volta à sua aldeia para vingar a morte do irmão. Inspirado nos escritos de Henry David Thoreau, traduz Desobediência Civil para português. Num pais onde a corrupção e a extorsão são encaradas com normalidade, aqueles que materializam a representação do Estado prendem e matam impunemente. Alberto tenta combater a tirania do estado e salvar o que resta da sua família. Mas este é um país onde nada muda.


Mais uma Noite de Merda nesta Cidade de Treta (2012)
Being Flynn
Nick Flynn é um jovem escritor que procura definir-se. Não vê o pai, Jonathan, há 18 anos. Jonathan Flynn há muito tempo que se definiu a si próprio como um grande escritor, e depois de abandonar a mulher e o filho, enfrenta a vida com seus próprios meios, e acaba por cumprir pena por passar cheques falsos. Ao sair da prisão, conduz um táxi durante alguns anos, mas com a bebida e as excentricidades a aumentar, perde o emprego. Ao ficar igualmente sem casa, Jonathan recorre ao filho e os dois encontram-se, mas o pai depressa volta a desaparecer. Ao prosseguir a sua vida, Nick aceita um emprego num centro para os sem-abrigo, encontrando finalmente o seu propósito de vida e de trabalho. Mas certa noite, Jonathan surge no centro, à procura de uma cama, e o sentido de compaixão de Nick vacila. Para dar a ambos uma oportunidade real de futuro, Nick terá de decidir para quem procurar primeiro redenção.


O Moinho e a Cruz (2011)
The Mill and the Cross
Uma recriação arrebatadora da pintura épica de Pieter Brugel A procissão para o Calvário, de 1654. No filme, Rutger Hauer representa Bruegel, Michael York vive um colecionador de arte amigo do pintor e Charlotte Rampling é a inspiração para sua Virgem Maria. Assim Majewski, usando efeitos visuais, cenários da Polónia, Áustria e Nova Zelândia e um imenso pano de fundo pintado à mão, conta a história da pintura através de uma análise minuciosa de rituais seculares da vida quotidiana flamenga no século XVI, com cenas que revelam as escolhas artísticas de Bruegel e o contexto político da época. A pintura ganha vida neste filme em que cenas fantásticas invadem o espectador como se de um sonho se tratasse.


O Nome da Discórdia (2012)
Le Prénom
Vincent, um quarentão, vai ser pai pela primeira vez. Convidado para jantar em casa da sua irmã, Elizabeth e do seu cunhado, Pierre, encontra Claude, um amigo de infância. Enquanto aguardam a chegada de Anna, a sua jovem esposa, Vincent é confrontado com perguntas sobre a paternidade num ambiente de boa disposição... Mas quando é questionado sobre a escolha de um nome para o bebé, a resposta gera o caos familiar. O Nome da Discórdia é uma adaptação para o cinema de uma peça de teatro.

2 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

Tenho um bocado de dificuldade em processar o facto de um filme ter "merda" no título, deve ser uma estreia, não? Por acaso, deve ser um bom filme :)

Inês Moreira Santos disse...

É verdade e vejamos que o título em inglês é muito mais simples... Também suponho que seja estreia, não me recordo de outra destas. :P

Cumprimentos cinéfilos.