quinta-feira, 26 de julho de 2012

Recordando: Stanley Kubrick


Se fosse vivo, Stanley Kubrick, um dos cineastas mais brilhantes de todos os tempos, faria hoje 84 anos. O realizador nasceu a 26 de Julho de 1928 e morreu, aos 70 anos, a 7 de Março de 1999, ano da estreia do seu último filme, De Olhos Bem Fechados. Nada melhor do que aproveitar esta data para relembrar alguns dos seus títulos mais marcantes, ilustrando-os com as suas cenas mais memoráveis.


Doutor Estranhoamor (1964)
Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb
Um dos mais originais e satíricos filmes do realizador, com Peter Sellers na pele de três personagens diferentes. Filmado em plena Guerra Fria, Doutor Estranhoamor resulta numa excelente crítica, cheia de humor, ao mau exercício do poder militar e governamental e suas consequências.
2001: Odisseia no Espaço (1968)
2001: A Space Odyssey
O grande marco da ficção científica é um dos mais marcantes filmes de Kubrick. 2001 faz-nos reflectir, profundamente sobre a origem de tudo aquilo que nos rodeia, inclusive de nós mesmos. Um filme muito avançado para o seu tempo, tal como Kubrick.
Laranja Mecânica (1971)
A Clockwork Orange
A obra de Kubrick que mais admiro e que está entre os meus filmes de eleição. A violência em todas as suas formas, os exageros da ciência e a psicologia do ser humano levados aos extremo de forma brilhante.
Barry Lyndon (1975)
Barry Lyndon é um jovem Irlandês sem perspectivas na vida, que consegue entrar para a nobreza inglesa do século XVIII. É esta ascensão ao poder e à riqueza que nos é mostrada nesta versão do realizador do romance de William Makepeace Thackeray.
Shining (1980) 
The Shining
O brilhante filme de terror Shining, protagonizado pelo sempre fantástico Jack Nicholson, tornou-se inesquecível na história do cinema. Uma vez mais, uma espécie de loucura percorre um filme do génio Kubrick. A história do escritor Jack Torrance que, juntamente com a sua mulher e filho, passam os meses mais frios isolados em Overlook Hotel, onde Jack será o guarda de Inverno, enquanto tenta escrever um livro. De Olhos Bem Fechados (1999) 
Eyes Wide Shut 
Nicole Kidman e Tom Cruise são os protagonistas do derradeiro filme do cineasta. Um filme onde o erotismo, a obsessão sexual e o suspense dominam. Um médico inicia uma busca erótica que ameaça o seu casamento, depois da sua mulher ter admitido uma atracção erótica por outro homem.
*Agradecimento especial ao Samuel Andrade pela ajuda na escolha de algumas cenas.

4 comentários:

Sam disse...

Excelente homenagem ao meu cineasta de eleição!

A "ajuda" para este post não foi ajuda, foi um prazer :)

Cumps cinéfilos :*

Inês Moreira Santos disse...

Um duplo obrigada, Sam. :)

Cumprimentos cinéfilos :*

mi mendes disse...

grande homenagem a um verdadeiro mestre do cinema.a cena da Laranja Mecanica é do caraças.

Inês Moreira Santos disse...

Adoro aquela cena, Milton! :D
Obrigado pelo comentário!
Cumprimentos cinéfilos.