terça-feira, 25 de setembro de 2012

Estreias da Semana #31

Esta Quinta-feira, dia 27 de Setembro, são sete as estreias nos cinemas portugueses.

A Dupla Pele do Diabo (2011)
The Devil's Double
Baseado numa história verídica de dinheiro, poder e decadência, A Dupla Pele do Diabo oferece-nos um retrato profundo da vida de transgressão, excesso e violência de Bagdad em 1987. Convocado da linha da frente para se apresentar no palácio de Saddam Hussein, o tenente iraquiano Latif Yahia é conduzido até aos mais altos escalões da família real, quando se vê obrigado a tornar-se duplo de Uday Hussein, o filho de Saddam, conhecido por Príncipe Negro. Usay é sinistro, inconsequente e sádico, amante de festas e com uma insaciável sede de sexo e violência. Latif tem de abandonar a sua antiga identidade e aprender a andar, falar e agir como se fosse o verdadeiro Uday. Mas nada o pode preparar para o horror do estilo de vida do Príncipe Negro. Com um movimento errado a poder custar-lhe a vida,  Latif forja uma ligação íntima com Sarrab, a sedutora amante de Uday, ela própria também perseguida pelos seus segredos. Todavia, o começo da guerra no Kuwait e o comportamento cada vez mais depravado de Uday, faz Latif perceber que fugir do covil do demónio só é possível com um custo terrível.

Adeus, minha Rainha (2012)
Les adieux à la reine
Benoît Jacquot, realizador que estará em Lisboa no próximo Domingo para apresentar o filme na sessão das 16h00 no Cinema Medeia King, traz-nos Adeus, minha Rainha. Em Versalhes, em Julho de 1789, a turbulência está a crescer na corte do Rei Luís XVI. O povo manifesta-se e a revolução está iminente. No palácio real, toda a gente está a pensar em fugir, incluindo a Rainha Marie Antoinette. Entre as suas damas de companhia encontra-se Sidonie Laborde que é quem lê para a monarca e se tornou muito íntima dela, e vai viver com grande surpresa as primeiras horas da Revolução Francesa.

As Crianças de Paris (2010)
La rafle
Joseph Weismann tem 11 anos e, na manhã de 6 de Junho de 1942, é obrigado a ir para a escola com uma estrela amarela presa ao peito. O novo decreto anti-judaico do governo francês entrou em vigor. À semelhança de todos os judeus na França, ele descobre que está proibido de ir a parques, cinemas, feiras e jardins públicos mas Joseph e sua família vivem ainda assim em felicidade. Contudo, ao amanhecer de 16 de Julho essa felicidade é destruída, com gritos e murros nas portas. Homens de uniforme preto entram de rompante nos apartamentos, retiram a família das suas camas e colocam-nos em autocarros. 13.000 Judeus são enviados para o Velódromo de Inverno em Paris. Esta é a maior rusga da História praticado pela polícia francesa. Cinco dias sem água, comida ou cuidados de saúde.

Até que o Fim do Mundo nos Separe (2012)
Seeking a Friend for the End of the World
Um asteróide está em rota de colisão com a Terra e a derradeira tentativa para o evitar falhou. A notícia de que o mundo vai acabar em 21 dias levou a mulher de Dodge a deixá-lo de imediato. Ele é um homem que sempre jogou segundo as regras, enquanto a sua vizinha Penny é uma extrovertida mulher que nunca o fez. Contudo, ambos encaram o iminente fim do mundo de forma diferente dos restantes. Dodge recusa-se a juntar aos seus amigos que se comportam de forma cada vez mais impensada, enquanto Penny se concentra nos problemas da sua relação. A partir de uma carta de Olivia, uma ex-namorada de liceu de Dodge, que Penny lhe entrega, ele percebe que deve ir à sua procura antes que seja tarde demais, enquanto Penny toma a decisão de passar os seus últimos dias com a família, em Inglaterra. Aproveitando a ocasião, Dodge promete ajudar Penny a chegar até à sua família, se ela providenciar transporte imediato para os dois no seu carro. Juntos, pela estrada fora, as vidas destes improváveis companheiros vão florescer, ao contrário do que está a acontecer com o mundo.

Cirkus Columbia (2010)
Numa pequena cidade da Bósnia-Herzegovina, a despertar da guerra e depois de anos de domínio comunista, um novo governo democrático é eleito. Todos os “pecadores” do antigo regime são perdoados e este é um sinal para Divko Buntic regressar a casa e começar algumas pequenas vinganças após anos de exílio. Com uma nova mulher, quarenta anos mais nova, um Mercedes novo, um gato preto e imenso dinheiro, a sua primeira vingança bem-sucedida envolve a sua ex-mulher e o filho, que vivem na casa em frente à sua. Inicialmente, parece que Divko e o seu dinheiro levarão a melhor. Contudo, o gato preto, o seu maior orgulho, desaparece numa noite. E Martin, o seu filho, e Azra, a sua nova mulher, apaixonam-se.

Dredd (2012)
De Boston a Washington DC, situa-se Mega City One - uma vasta e violenta metrópole onde os criminosos governam as ruas caóticas. A única força de ordem reside nos polícias urbanos chamados Juízes, que possuem  a capacidade de julgar, condenar e executar de uma só vez. Conhecido e temido em toda a cidade, Dredd é o derradeiro Juiz, determinado em salvar a cidade do seu mais recente flagelo, uma perigosa epidemia de droga, chamada Slo-Mo, que permite aos seus utilizadores experimentarem a realidade numa fracção da sua velocidade normal. Um dia, durante o seu trabalho, Dredd é escolhido para treinar e avaliar Cassandra Anderson. Um terrível crime leva-os a um bairro onde os juízes raramente se aventuram - um edifício de 200 andares controlado pelo clã de Ma-Ma, uma prostituta que controla o trafico da droga. Quando Dredd e Cassandra capturam um elemento do círculo privado do clã, Ma-Ma assume o controlo da acção e inicia uma guerra suja e cruel contra os juízes. Dredd e Cassandra são então obrigados a entrar numa impiedosa batalha pela sobrevivência.

Uma Fuga Perfeita (2009)
A Perfect Getaway
Recém-casados, Cliff e Cydney encontram-se no interior do Hawai a percorrer um trilho de selva quando ouvem a notícia de que a polícia descobriu um macabro crime e que os suspeitos do assassinato se encontram algures nas proximidades daquele trilho. Sem saber se devem ficar ou partir, o par junta-se a outros dois casais no exacto momento em as coisas começam a correr mal.

Sem comentários: