oportunidades-billboard

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Queer Lisboa 16 começa hoje

A 16ª edição do Queer Lisboa - Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa começa hoje e prolonga-se até dia 29 de Setembro, no Cinema São Jorge. Às 21h00 começou a Noite de Abertura do evento, na Sala Manoel de Oliveira. Weekend, de Andrew Haigh, é o filme que abre o Queer Lisboa 16, um dos maiores sucessos do cinema queer de 2011.
Weekend conta a história de Russell, que conhece Glen numa sexta-feira à noite, dando início a um fim-de-semana passado entre bares e consumo de drogas, a contar histórias e a ter sexo. A longa-metragem conquistou um número recorde de prémios e selecções oficiais em festivais internacionais.

Depois da sessão no São Jorge, entre a meia-noite e as seis da manhã acontecerá a Festa de Abertura do Queer Lisboa 16, no Ritz Clube, com entrada livre. Os djs de serviço são Isilda Sanches (Rádio Oxigénio) e Nuno Galopim (Rádio Radar).

O festival promete trazer os mais importantes filmes da temática queer, produzidos no passado ano, em estreia absoluta em Portugal. Serão ainda apresentadas secções temáticas com filmes em retrospectiva, e uma série de actividades paralelas que cruzam diferentes disciplinas, como a dança ou a crítica de cinema, debates e festas. Em Lisboa, estarão presentes realizadores, programadores de cinema, jornalistas, críticos, artistas plásticos ou escritores de todo o mundo.

Com um total de 91 filmes, 20 dos quais são dos EUA e 15 do Brasil. O terceiro país mais representado na programação é Portugal com 13 filmes, o que justificou a criação do Prémio Pixel Bunker para a Melhor Curta-Metragem Portuguesa, integrado na Competição para a Melhor Curta-Metragem, que conta pela primeira vez com um júri internacional.
Para mais informação sobre o Queer Lisboa 16 e programação, consulta: http://queerlisboa.pt/

Sem comentários: