segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Estrear: Shut up and Play the Hits: O Fim dos LCD Soundsystem

"Se é um funeral... que seja o melhor de sempre!"

Um espectacular e comovente documentário sobre o fim dos LCD Soundsystem que acompanha o último concerto da banda no Madison Square Garden, e o dia seguinte do vocalista James MurphyShut up and Play the Hits: O Fim dos LCD Soundsystem é, para além de tudo isso, uma experiência visualmente soberba.


Foi a 2 de Abril de 2011 que os LCD Soundsystem deram o seu último concerto. Murphy tomou a decisão de acabar com uma das mais célebres e influentes bandas da sua geração no auge da popularidade, assegurando que a mesma se retirava em grande, com o maior concerto da sua carreira, que esgotou rapidamente. O concerto de quatro horas levou os milhares de espectadores às lágrimas, de alegria e de tristeza.

A longa-metragem consegue emocionar-nos também a nós, que assistimos a este fim que chegou cedo demais. As explicações e emoções de Murphy vão-nos sendo apresentadas através de uma entrevista, dias antes do concerto, e ao entrarmos na sua intimidade, acompanhando-o ao longo das horas seguintes à grandiosa despedida da banda.


No dia 25 de Outubro, às 23h00, Shut up and Play the Hits: O Fim dos LCD Soundsystem tem exibição no Doclisboa, em múltiplos ecrãs no Lux. O filme tem estreia comercial a 1 de Novembro, no Cinema Nimas. Em breve, a minha crítica estará aqui e no Espalha-Factos.

2 comentários:

Sam disse...

De facto, filme-concerto muito recomendado.

Mesmo para aqueles — como eu — que não nutrem afeição incondicional pelos LCD Soundsystem.

Cumps cinéfilos :*

Inês Moreira Santos disse...

Exactamente. Foi o meu caso. Só é pena ficar-se fã quando já não há banda. :P

Cumprimentos cinéfilos :*