25-abril-billboard

sábado, 20 de outubro de 2012

Doclisboa'12: É na Terra Não É na Lua - O Arquivo

*9/10*

Depois de um primeiro dia com duas sessões esgotadas - a de abertura incluída, claro -, a Sexta-feira no Doclisboa abriu da melhor forma no Pequeno Auditório da Culturgest. É na Terra Não é na Lua - O Arquivo foi exibido, a propósito do lançamento do DVD do filme, que foi o grande vencedor da Competição Internacional na edição de 2011. O realizador Gonçalo Tocha esteve presente na sessão e no posterior debate.


Imagens que não foram incluídas na premiada longa-metragem encontram agora o seu devido lugar como arquivo, não somente do filme mas igualmente da própria ilha, cujos registos escasseiam. A ilha do Corvo e as suas pessoas, os seus lugares, as suas festas, a sua evolução, a sua vida.

Para concretizar É na Terra Não É na Lua, Gonçalo Tocha e Dídio Pestana foram por três vezes à mais pequena ilha dos Açores, entre 2007 e 2009, onde permaneceram ao todo três meses. Neste arquivo de 20 sequências de vida da pequena comunidade da ilha do Corvo (que foram colocadas de fora da longa-metragem), juntam-se também imagens de 2011, de um registo posterior, agora organizadas para a edição especial em DVD.

Composto por dois discos, o do filme e o do arquivo, o DVD agora lançado vem acompanhado de um diário da rodagem, originando assim uma espécie de filme-livro, onde um serve de complemento ao outro, o livro faz a ligação do filme ao arquivo.

2 comentários:

Sam disse...

Como sabes, tenho muita curiosidade em ver estes "Arquivos" :)

E pelo livro também :P

Cumps cinéfilos :*

Inês Moreira Santos disse...

Tens mesmo de ver. :) Vais adorar.

Cumprimentos cinéfilos :*