quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Festa do Cinema Francês começa Quinta-feira

A 13ª edição da Festa do Cinema Francês está a chegar a Lisboa. De 4 a 14 de Outubro, a capital é a anfitriã, e entre 10 e 14 estende-se também a Almada. Depois segue para sul, Faro festeja em francês entre 16 e 21 de Outubro. De 22 a 28, é a vez do Porto e, de 25 a 31, chega a Coimbra. A abrir o mês de Novembro, de 4 a 9, a Festa do Cinema Francês ruma à Capital Europeia da Cultura, Guimarães.

Em Lisboa, já esta Quinta-feira, dia 4, a abertura da Festa acontece com a antestreia mundial do filme de Jérôme Enrico, Paulette, no cinema São Jorge, às 21h00. De Rouille et d'Os, de Jacques Audiard, encerra a Festa do Cinema Francês na capital.


A portuguesa Maria de Medeiros é a madrinha desta edição e tem direito a uma pequena retrospectiva do seu trabalho como actriz e realizadora. Filmes como Capitães de Abril, Viagem a Portugal ou Je Ne Suis Pas Mort são algumas das sessões dedicadas à madrinha. Em retrospectiva está também o trabalho de Jacques Audiard no Espaço Nimas, com sessões de filmes como Un Héros Très Discret, Un Prophète ou Sur mes Lèvres. Já Olivier Assayas é alvo de uma homenagem ao longo da Festa do Cinema Francês na Cinemateca, de 1 a 19 de Outubro.

As antestreias são outro dos pontos fortes desta edição. Para além da sessão de abertura e encerramento, outros títulos surgem em primeira mão por cá. L'Art d'Aimer, Elles, Sur La Piste Du Marsupilami ou Fragments D'une Révolution são algumas das antestreias que terão lugar na Festa. 

A animação surge também em força com a secção O Universo da Animação, que conta com títulos como Couleur de Peau: Miel, Zarafa ou La Planète Sauvage.

Mais informações sobre a 13ª Festa do Cinema Francês nas várias cidades, filmes e horários AQUI.

Sem comentários: