25-abril-billboard

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

The Master, Amour e Passion no Lisbon & Estoril Film Festival


O Lisbon & Estoril Film Festival apresentou hoje, em conferência de imprensa, as novidades desta edição do evento, que terá lugar de 9 a 18 de Novembro, em Lisboa e Cascais. As antestreias de The Master, de Paul Thomas Anderson, Passion, de Brian de Palma, e Amour, de Michael Haneke, são algumas das surpresas do festival.


O internacionalmente aclamado The Master (O Mestre, em português) e Beasts of the Southern Wild (realizado por Benh Zeitlin) são os filmes de abertura deste Lisbon & Estoril Film Festival. A encerrar, Cloud Atlas, de Tom Tykwer, Andy Wachowski Lana Wachowski, e As Voltas da Vida, de Robert Lorenz, fazem as honras.


O actor Willem Dafoe e a actriz Fanny Ardant compõem o júri da selecção oficial, a que se juntam António Damásio, Hanna Damásio, Alfred Brendel e Sonia Wieder-Atherton. Dentro dos filmes em competição, Laurence Always, de Xavier DolanRengaine, de Rachid DjaïdaniLow Tide, de Roberto Minervini, ou Sueño y Silencio, de Jaime Rosales, são alguns dos títulos da secção.

Fora de competição, são muitos os filmes para fazer as delícias dos cinéfilos. Amour, de Haneke, e Passion, de Brian de Palma, destacam-se dos restantes nomes. Mas as atenções também se viram para Bella Addormentata, de Marco BellocchioHoly Motors, de Leos CaraxIo e te, de Bernardo BertolucciVous n’avez encore rien vu, de Alain Resnais, ou mesmo para o português Operação Outono, de Bruno de Almeida, entre outros.


Há ainda espaço para duas retrospectivas do trabalho de Brian de Palma e de Hou Hsiao-Hsien, e homenagens a Monte HellmanLucrecia Martel, aos portugueses João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata e ao crítico de cinema Serge Daney. Dentro da secção Cineastas Raros, destaque para Artavazd PeleshyanAdolpho Arrietta. Já na secção CinemArt há lugar para o escritor Enrique Vila-Matas, para o pianista Alfred Brendel, para o argumentista Hanif Kureishi e para o pintor Noronha da Costa.

O Lisbon & Estoril Film Festival não se fica por aqui e oferece ainda algumas sessões especiais, encontros, exposições, entre outras actividades. Para mais informação, consulta o site oficial do evento AQUI.

Sem comentários: