quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Cinemateca: Histórias do Cinema: Gartenberg / Sonbert

Em Dezembro, entre os dias 10 e 14, o ciclo Histórias do Cinema tem por novidade organizar-se em torno de um autor praticamente desconhecido no nosso país. O realizador americano Warren Sonbert (1947-1995), uma das figuras mais originais e influentes do cinema experimental americano, foi a escolha de Jon Gartenberg para o programa de cinco sessões e 16 títulos (realizados ao longo de três décadas, entre  os anos 60 e 90), que propõe a descoberta desta fulgurante e desconhecida obra. 


Jon Gartenberg foi, durante 18 anos, colaborador do MoMA em Nova Iorque, tendo sido o responsável pela aquisição, catalogação e preservação dos filmes da colecção permanente, e empenhando-se pessoalmente nos projectos de preservação dos filmes de Andy Warhol e na publicação do catálogo da colecção do arquivo fílmico do MoMA. A nível internacional, foi programador e conferencista de cinema, tendo obra publicada nas áreas da história e dos arquivos de cinema. Preside, actualmente, à Gartenberg Media Enterprises, empresa que restaura e distribui clássicos da história do cinema e filmes de vanguarda.

Como sempre nesta rubrica, as projecções são antecedidas de uma apresentação-conferência e há um debate com os espectadores após a sessão. As notas sobre as sessões adaptam textos originais de Jon Gartenberg sobre Warren Sonbert e a sua obra.

Mais informações e horários das sessões: AQUI.

Sem comentários: