quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Surpresas do Ano #2012

O balanço cinematográfico de 2012 continua, agora fazendo uma breve análise das maiores desilusões e surpresas deste ano. Começando pelas surpresas, aqui ficam alguns dos títulos, um mais desconhecidos que outros, que marcaram inesperadamente o ano pela positiva.


8. O Fantástico Homem-Aranha / The Amazing Spider-Man
Mudou o realizador, mudou o protagonista, e o reboot revelou-se melhor do que qualquer um dos filmes da anterior trilogia. Marc Webb e Andrew Garfield trouxeram o verdadeiro Homem-Aranha às salas de cinema.



7. Magic Mike
O filme sobre strippers masculinos que, estando longe de ser uma obra-prima, consegue superar as expectativas e revelar-se ser um filme para todos. Sim, os homens também viram e gostaram.



6. Um Feliz Evento / Un Heureux Événement 
Passou despercebido mas vale bem a visualização. Um filme forte, com alguma comédia, é certo, mas que é um excelente ensaio sobre a maternidade. Irá tocar mesmo os mais cépticos.



5. A Saga Twilight: Amanhecer Parte 2 / The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2
Depois de tantos filmes medíocres, de entre os quais o penúltimo atingiu níveis de qualidade verdadeiramente baixos, a última longa-metragem da saga Twilight conseguiu ser razoável e até conquistar alguns críticos. O romance continua lá mas a acção acontece, e a batalha final consegue surpreender.



4. The Grey - A Presa
Protagonizado por Liam Neeson, The Grey - A Presa passou despercebido, mas revelou-se muito mais do que se poderia esperar. Tem grandes momentos de suspense e deixa qualquer um arrepiado. É um excelente filme sobre a luta pela sobrevivência, com uma abordagem dura e sem receios.



3. Até Que o Fim do Mundo nos Separe / Seeking a Friend for the End of the World
No ano do fim do mundo, surgiu mais um filme sobre o Apocalipse, mas num registo bem diferente do comum. Até Que o Fim do Mundo nos Separe é uma comédia dramática, que relata os últimos dias do planeta de uma forma leve, mas não menos tocante, que nos deixará a reflectir.



2. Sr. Ninguém / Mr. Nobody
Um filme de 2009 que apenas estreou este ano e passou ao lado da maioria das pessoas, Sr. Ninguém é, no entanto, surpreendente. Uma lição de vida, um apelo aos sentidos, um filme sobre escolhas, com um imaginário tão forte e, ao mesmo tempo, que toca bem fundo. Um filme complexo mas coerente e que, em momento algum, nos deixará sem rumo.



1. Morre... E Deixa-me em Paz! / Bernie
Com um título português que está bem longe daquilo que o filme é, Morre... E Deixa-me em Paz!, ou simplesmente Bernie, na versão original, é para ser encarado como muito mais que uma simples comédia. Jack Black tem uma óptima prestação e esta história, baseada num caso real e contada num tom quase documental, merece visualização.

2 comentários:

Sam disse...

Uma surpresa que fica, merecidamente, em primeiro lugar. Aliás, BERNIE (também não suporto o título traduzido...) por pouco que não encontrou lugar no meu top 10 dos filmes estreados por cá este ano.

Cumps cinéfilos :*

Inês Moreira Santos disse...

Sabia que te ia agradar! :)

Cumprimentos cinéfilos :*