quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A MONSTRA regressa a Lisboa a 7 de Março

É já de 7 a 17 de Março que tem lugar a 12ª edição da MONSTRA - Festival de Cinema de Animação de Lisboa. Brasil e Espanha são os países homenageados nesta que será a maior edição de sempre do festival.


Dentro da retrospectiva do Brasil, que começa dia 7, serão exibidos mais de 100 filmes deste país e homenageado o realizador Chico Liberato, que apresentará em Lisboa toda a sua obra, desde Boi Aruá, de 1983, à mais recente longa-metragem Ritos de Passagem, uma estreia europeia. A partir do dia 11 de Março, a MONSTRA debruça-se sobre o cinema de animação espanhol, com programas do País Basco, Comunidade Autónoma de Madrid, Galiza, Valência, Catalunha e uma homenagem ao realizador espanhol Segundo de Chomón, contemporâneo de George Méliès.

From up on Poppy Hill, de Gorõ Miyazaky (filho de Hayao Miyazaki), Letter to Momo ou Grave of Fireflies, de Isao Takahata, terão estreia absoluta em Portugal, e integram a secção da MONSTRA dedicada ao Japão, que inclui ainda uma retrospectiva do realizador Mirai Misué que marcará presença para apresentar os seus filmes e dar uma masterclass

Como em anos anterior, a Monstrinha – secção dedicada aos mais novos – volta ter grande destaque no programa, com sessões durante a semana em várias escolas da cidade Lisboa e, com filmes ao fim-de-semana para pais e filhos, entre os quais se destacam O Grilo Feliz e os Insectos Gigantes e Os Brichos, duas longas-metragens brasileiras.

Destaque ainda para a exibição de dois dos maiores filmes de animação da história do cinema que, em 2013, celebram 25 anos: Quem Tramou Roger Rabbit, realizado por Robert Zemeckis, e Akira, de Katsuhiro Otomo.

Novidade nesta 12ª edição do festival, é a criação do Prémio Produção, que irá galardoar o melhor projecto de filme português. Este ano a competição é dedicada às longas-metragens, havendo também as habituais secções de competição de estudantes, curtíssimas e, pelo segundo ano consecutivo, a competição Portuguesa, com o Prémio SPA | Vasco Granja.

Ainda no âmbito da MONSTRA, será amanhã, dia 1 de Março, às 18h00, inaugurada uma exposição intitulada Marionetas no Cinema de Animação. Uma Receita Tradicional na capela do Museu da Marioneta. De entrada gratuita, a exposição pode ser visitada até dia 28 de Abril. Já na Fundação Calouste Gulbenkian a programação do festival debruça-se este ano sobre o tema Animação e Artes Plásticas.

Este ano a MONSTRA tem dez dias e vai exibir mais de 250 sessões e de 500 obras de cinema de animação feito um pouco por todo o mundo. O festival divide-se entre o Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Fnac, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu da Marioneta, entre outros. Os bilhetes custam 4€ (3.5€ com desconto) e nas sessões Pais e Filhos as crianças não pagam.

O programa completo da MONSTRA - Festival de Cinema de Animação de Lisboa pode ser consultado AQUI.

Sem comentários: