sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Caminho Largo: 1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição

É de iniciativas conjuntas que a comunidade blogger cinéfila também vive e, como tal, aproveito para divulgar aqui a minha participação na excelente iniciativa do Caminho Largo1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição pretende fazer reflectir sobre a Amizade no cinema, e propõe a escolha de 3 filmes e um realizador que espelhem bem os seus valores.

Podem conhecer AQUI as minhas escolhas, bem como as do Tiago Resende, do Cinema 7ª Arte.

Filmes
Thelma & Louise (1991), Ridley Scott












Big Fish (2003), Tim Burton














The Boy in the Striped Pyjamas (2008), Mark Herman















Realizador: Tim Burton




















As minhas escolhas tentaram respeitar uma característica comum: em todas elas, a amizade supera a própria morte. Temos as muito solicitadas Thelma e Louise, as amigas que deixam tudo partindo numa viagem onde a amizade se revela acima de tudo. Big Fish, no meio de toda a fantasia que reúne, conta-nos a vida de um homem que, no meio de todas as suas aventuras, criou laços de amizade nos mais variados locais e com as mais inesperadas personagens, que perduraram até ao dia da sua morte. Por último, The Boy in the Striped Pyjamas tem como protagonistas duas crianças que criam uma amizade contra todas as imposições do nazismo e onde é ela que triunfa, uma vez mais, para lá da morte. 

E com umas escolhas algo soturnas, ninguém melhor do que o realizador que tanto gosta do sinistro, do obscuro, mas onde a amizade também emerge. O último trabalho de Tim Burton (tal como a curta que lhe deu origem) é a prova viva de como ele é um dos cineastas que melhor espelham a amizade nos seus filmes. Frankenweenie é também ele a prova de como a amizade fica, para lá de tudo. Para além dele, o aqui referido Big Fish, Eduardo Mãos-de-Tesoura, ou mesmo A Noiva Cadáver, Charlie e a Fábrica de Chocolate e outros títulos da sua filmografia servem para comprovar como a amizade está sempre, de uma forma ou de outra, ao longo da carreira de Burton.

Agradeço ao Caminho Largo o convite para participar nesta iniciativa.

2 comentários:

Jorge Teixeira disse...

Obrigado, mais uma vez, pela participação. É de iniciativas conjuntas que a blogosfera cinéfila nacional também vive, e ainda bem! Que continuemos assim, que só fortalecemos ainda mais uma comunidade já de si numerosa e forte.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo

Inês Moreira Santos disse...

Obrigada Jorge. E parabéns, uma vez mais, pela iniciativa. :)

Cumprimentos cinéfilos.