oportunidades-billboard

sexta-feira, 22 de março de 2013

8 1/2 Festa do Cinema Italiano: Destaques

A 8 1/2 Festa do Cinema Italiano está a trazer, desde ontem, a Lisboa as melhores produções de Itália. Até ao próximo dia 28 de Março há muito que ver na capital. E porque a oferta é muita, aqui ficam alguns destaques da programação.

A 6ª edição da Festa começou com Romanzo di una Strange, o filme de abertura, exibido ontem, e irá encerrar com La Miglore Offerta, no último dia do 8 1/2.


O fim-de-semana está recheado de grande títulos, dos clássicos aos mais recentes. Este Sábado, o Cinema São Jorge recebe o documentário La Guerra dei Vulcani, de Francesco Patierno, que se debruça sobre o maior escândalo cinematográfico-sentimental de sempre, protagonizado por Roberto Rossellini, Ingrid Bergman e Anna Magnani. Tudo começa quando Rossellini, na altura envolvido numa relação de amor e trabalho com Anna Magnani, a deixa pela mais atraente Bergman. Sentindo-se humilhada, a actriz italiana decide vingar-se e começa assim a "guerra dos vulcões". Em opção, Milano Calibro 9, de Fernando di Leo, repete também amanhã no Cinema São Jorge.

A secção competitiva recebe títulos como Gli Equilibristi, de Ivano de Matteo, e Il Futuro, de Alicia Scherson. O primeiro debruça-se sobre as consequências de uma separação que podem ultrapassar os limites previstos. Um filme tocante e irónico sobre a crise social e ética que atingiu a Itália. Já o segundo, foi uma das grandes surpresas no festival Sundance 2013. É a história de dois irmãos adolescentes que procuram um ponto de referência, após serem obrigados pela ditadura chilena a exilar-se com a família em Itália, ficando órfãos, pouco depois. Também 
A.C.A.B. All Cops Are Bastards, de Stefano Sollima,
 Sono Li, de Andrea Segre, I Primi della Lista, de Roan Johnson, Bellas Mariposas, de Salvatore Mereu Pulce Non C'è, de Giuseppe Bonito, estão em competição.

Dentro da homenagem ao cinema di genere italiano, e, neste caso, ao spaghetti western, Keoma, de Enzo G. Castellari, passa dia 24 de Março, Da Uomo a Uomo, de Giulio Petroni (24 e 28 de Março), ou  Vamos a Matar, Compañeros!, de Sergio Corbucci (24 e 28 de Março), são alguns dos destaques.

De realçar é a projecção de uma cópia restaurada do clássico Il Gattopardo, de Luchino Visconti, de 1963, no Cinema São Jorge, dia 24. Do mesmo realizador, Morte a Venezia será exibido no dia 27, no Hotel Tovoli Avenida.

Mais informações sobre os filmes, programação e horários detalhados, aqui.

Sem comentários: