domingo, 24 de março de 2013

8 ½ Festa do Cinema Italiano: Benfica – Torino 4 - 3

*6/10*

A tarde de Domingo na 8 ½ Festa do Cinema Italiano começou com a Sala Manoel de Oliveira quase cheia. Por volta das 15h15, teve início a apresentação da sessão Benfica – Torino 4 - 3 que contou com a presença dos realizadores Andrea Ragusa e Nuno Figueiredo, alguns dos participantes no documentário e um convidado muito especial e aplaudido - Eusébio, que aceitou o convite da organização da Festa.


A produção luso-italiana debruça-se sobre os últimos dias da equipa do Torino, que esteve em Portugal para participar no jogo amigável em homenagem ao jogador do BenficaFrancisco Ferreira. O espectáculo desportivo aconteceu a 3 de Maio de 1949, no estádio do Jamor. O Benfica vence o jogo mas as duas equipas marcam sete golos no total. Contudo, o dia seguinte viria a ser trágico para a equipa do Torino. Na viagem de regresso, um acidente de avião custa a vida aos italianos. O acontecimento comove o mundo e nomeadamente Portugal. Benfica – Torino 4 - 3 quer contar esta história, mas deixando de parte as tristes imagens dos "caixões", como um dos realizadores referiu.

Imagens de arquivo juntam-se aos testemunhos actuais de quem viveu ou muito bem conhece aquela época. Ex-jogadores do Benfica, jornalistas, familiares da equipa do Torino, adeptos que estiveram no estádio, responsáveis dos museus dos dois clubes, muitos são os que dão a cara para relatar acontecimentos que marcaram a história do futebol.

São-nos apresentadas as duas equipas e o seu percurso à data dos acontecimentos, o motivo que desencadeou a vinda da equipa italiana para o amigável - o jogo de homenagem ao notável jogador encarnado Francisco Ferreira -, os acontecimentos do jogo e o trágico dia seguinte, bem como as posteriores manifestações de comoção e solidariedade para com os italianos.

Muito interessante no que respeita a trabalho de pesquisa, enquadramento histórico e testemunhos recolhidos, o documentário peca contudo por algum amadorismo no que toca à componente técnica, a que se junta um tom demasiado televisivo que não funciona tão bem em cinema.

Benfica – Torino 4 - 3 voltará a ser exibido, desta vez no Teatro Turim, em Benfica, a 7 de Abril, às 21h30, numa sessão que contará com a presença do realizador, e nos dias 8, 9 e 10, às 16h00 e às 21h30. A acompanhar o documentário estará no espaço uma exposição fotográfica sobre o acontecimento.

Sem comentários: