sábado, 9 de março de 2013

8 ½ Festa do Cinema Italiano: o Programa

O cinema italiano chega a Lisboa em Março na sexta edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano. O Cinema São Jorge receberá de 21 a 28 deste mês uma selecção das mais relevantes e recentes produções cinematográficas italianas.
A sessão de abertura traz a Lisboa o realizador Marco Tullio Giordana que vem apresentar o seu novo filme Romanzo di una strage, no dia 21, às 21h30, na sala Manoel de Oliveira. No dia seguinte, às 21h00, tem início o ciclo Mani in Alto! que vai transformar o Teatro do Bairro na sala lisboeta do cinema de género italiano dos anos 70, com uma retrospectiva que revisita estilos cinematográficos como o poliziottesco e o spaghetti western, que voltou a estar em voga com o mais recente filme de Tarantino, Django Libertado. Milano Calibro 9, Keoma e Milano Odia: la polizia non puó sparare são alguns dos títulos que compõem o ciclo.

Já no dia 23, Paolo Genovese vem ao Cinema São Jorge para apresentar a hilariante comédia, Una famiglia perfetta, protagonizada por Sergio Castellitto. E dia 24 é um dia importante para a 8 ½ Festa do Cinema Italiano com a exibição do documentário Benfica – Torino 4 a 3, que retrata o trágico acidente de avião que, em 1949, custou a vida à equipa do Grande Torino que esteve em Portugal para participar num jogo amigável com o clube lisboeta. Estarão presentes na sessão vários jogadores do Benfica. No mesmo dia a secção Amarcordo traz ao São Jorge Il Gattopardo!, de Luchino Visconti, numa cópia digital restaurada pela Cineteca di Bologna, em colaboração com o Centro Sperimentale di Cinematografia-Cineteca Nazionale de Roma e a prestigiada The Film Foundation.

A Secção Competitiva leva ao Cinema São Jorge, Bellas mariposas, dia 25, numa sessão que conta com a presença do realizador, Salvatore Mereu. Io Sono Li, de Andrea Segre, Il Futuro, de Alicia Scherson são outros títulos que fazem parte dos sete em competição.

No dia 28, a encerrar o 8 ½ será exibido La Migliore Offerta, de Giuseppe Tornatore, numa noite  que acaba em festa, no Ritz Clube, a partir da meia-noite, com o concerto dos Calibro 35, um projecto que revisita bandas sonoras dos filmes policiais dos anos 60 e 70, numa fusão entre funk, jazz, rock e groove.

8 ½ Festa do Cinema Italiano tem o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, e é uma parceria estratégica CML/EGEAC e co-produção Cinema São Jorge. A Festa continua ao longo dos meses em Coimbra (2 a 5 de Abril), Porto (4 a 7 de Abril), Funchal (11 a 14 de Abril), Loulé (19 a 21 de Abril) e mesmo Luanda (6 a 9 de Junho).

2 comentários:

Turista e Artista disse...

Olha, um festival que me ia passar completamente ao lado se não fosses tu =)! Boa sugestão, obrigado!

Inês Moreira Santos disse...

De nada! :) Recomendo.
Há por ali filmes que quero realmente ver.

Cumprimentos cinéfilos.