quarta-feira, 10 de abril de 2013

Estreias da Semana #59

Sete filmes chegam às salas portuguesas esta Quinta-feira. Destaque para o muito aguardado Esquecido, protagonizado por Tom Cruise, e para A Melhor Oferta, filme que encerrou a Festa do Cinema Italiano em Lisboa.

A melhor Oferta (2013)
La migliore offerta
Giuseppe Tornatore traz-nos A Melhor Oferta, protagonizado por Geoffrey Rush. Ele é Virgil Oldman é um homem solitário e culto, cuja relutância em conviver com outras pessoas, em especial mulheres, só é igualada pela obsessão com que pratica a sua profissão de antiquário. No dia em que completa 63 anos, Virgil recebe uma chamada de uma jovem que lhe pede que trate da venda de algumas obras de arte da família. Contudo, quando chega a hora de fazer a primeira visita ao local, a rapariga não aparece nem está presente para o inventário, transporte e restauro das peças. Mais do que uma vez, Virgil pensa em abandonar o que não parece mais do que uma confusão, mas em todas as ocasiões a misteriosa rapariga, fechada no seu mundo obsessivo, convence-o a continuar. A vida do antiquário começa então a dar uma inesperada reviravolta.

Catch .44 Tiro Certeiro (2011)
Catch .44
Em Catch .44 Tiro Certeiro, Tes (Malin Akerman), Kara (Nikki Reed), e Dawn (Deborah Ann Woll) são três bonitas mulheres que realizam assaltos para o seu chefe, Mel (Bruce Willis). O próximo trabalho parece ser simples mas, quando surgem acontecimentos inesperados, elas percebem que pode haver algo mais envolvido. À medida que a noite avança, o perigo intensifica-se e as três ficam numa situação arriscada sem perceber o que é que correu mal e se vão conseguir sair dali vivas.

Cativos (2012)
Captive
De França, chega-nos Cativos, um filme baseado em factos verídicos e realizado por Brillante Mendoza, com Isabelle Huppert no elenco. Num resort de praia da ilha filipina de Palawan, 20 hóspedes, a maioria dos quais turistas estrangeiros, são raptados pelo grupo separatista islâmico Abu Sayyaf. Numa jornada pelo mar até à selva montanhosa, o grupo é mantido em cativeiro durante mais de um ano. Ao longo desse tempo, raptores e raptados lutam por se esquivar de ataques frequentes por parte do exército filipino.

Esquecido (2013)
Oblivion
Aguardado com expectativa em todo o mundo, Esquecido chega-nos pela mão de Joseph Kosinski (TRON: O Legado) e traz Tom Cruise no papel principal. Passado no futuro, Esquecido revela um irreconhecível planeta Terra, onde um homem confrontado com o passado embarca numa viagem de redenção e descoberta enquanto luta por salvar a humanidade. Jack Harper (Tom Cruise) é um dos últimos reparadores de drones no planeta Terra. Faz parte de uma massiva operação para extrair recursos vitais após décadas de guerra com uma terrífica ameaça conhecida por Scavs. A missão de Jack está quase completa, mas a sua existência está prestes a desabar quando salva uma bonita estranha de uma nave espacial abatida.

Fausto (2011)
Faust
Da Rússia chega-nos Fausto, último filme da tetralogia sobre o poder realizada por Aleksandr Sokurov. O filme baseia-se na primeira parte da tragédia homónima de Goethe, onde um homem de ciência se deixa manipular por um homem traiçoeiro, que lhe promete dinheiro e a mulher que deseja, numa época marcada pela fome e pela corrupção.

Regra de Silêncio (2012)
The Company You Keep
Quando uma antiga activista e uma das mulheres mais procuradas dos EUA é presa, também o advogado Jim Grant (Robert Redford), um veterano activista do mesmo grupo e também procurado pelo FBI e pela CIA, tem de deixar para trás a sua nova vida. Tudo porque percebe que a sua verdadeira identidade está prestes a ser desmascarada por Ben Shepard (Shia LaBeouf), um jovem jornalista que não hesitará em divulgar a sua localização.

Scary Movie 5 (2013)
Dan e Jody são um casal feliz, cuja vida começa a ser atormentada por estranhos e bizarros fenómenos, que coincidem com o nascimento do seu filho Aidan. Quando estes fenómenos ultrapassam o ambiente familiar e lançam o caos na profissão de Jody, como bailarina, ou na de Dan, um investigador de gorilas, os dois acabam por concluir que a sua família está a ser perseguida por um perigoso demónio. Com a ajuda de um perito certificado e câmaras de vigilância, o casal vai tentar acabar com esta ameaça antes que ela termine com eles. Scary Movie 5 junta ingredientes de filmes que fazem já parte da actual cultura pop como Actividade Paranormal, Mamã, Sinister - Entidade do Mal, A Noite dos Mortos Vivos, A Origem ou Cisne Negro.

3 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

O Fausto é incrível visualmente, recomendo!

Inês Moreira Santos disse...

Ainda não tive oportunidade de o ver, mas fica apontado. :)

Cumprimentos cinéfilos.

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

"Scary Movie 5 - Um Mítico Susto de Filme": 4*

"Scary Movie 5 - Um Mítico Susto de Filme" é algo diferente dos filmes anteriores, mas gostei bastante do que vi.
"Scary Movie 5" é uma mistura de spin-off com reboot, mas gostei da sua história.

Cumprimentos, Frederico Daniel.