quinta-feira, 25 de abril de 2013

Estreias da Semana #61

O feriado do 25 de Abril vem repleto de estreias e é um óptimo dia para ir ao cinema. São oito os novos filmes nas salas nacionais, e vários títulos se destacam desde já. Não, que abriu o IndieLisboa'13 e esteve nomeado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Homem de Ferro 3, o regresso de Danny Boyle com Transe, e duas estreias portuguesas - É o Amor e O Frágil Som do meu Motor -, são alguns dos motivos para ir ao cinema.

A Rapariga de Parte Nenhuma (2012)
La fille de nulle part
De França, chega A Rapariga de Parte NenhumaMichel é um professor de matemática reformado, vive sozinho desde que a sua mulher morreu e ocupa os seus dias a escrever um ensaio sobre as crenças que moldam a vida quotidiana. Certo dia, acolhe Dora, uma jovem sem-abrigo. A sua presença traz alguma frescura à vida de Michel mas, a pouco e pouco, o apartamento transforma-se no palco de fenómenos misteriosos.

É o Amor (2013)
Depois de Sangue do meu Sangue, João Canijo regressa com É o Amor. O palco desta longa-metragem é Caxinas, freguesia de pescadores em Vila do Conde, onde a relação entre a mulher e o pescador tem por base uma confiança vital, numa dependência recíproca e total para a sobrevivência da família. Neste filme acompanhamos um grupo de mulheres das Caxinas no seu dia-a-dia, no trabalho quotidiano e com a família. Tudo com a ajuda de uma actriz que se torna mais uma entre estas mulheres.

Fintar o Amor (2012)
Playing for Keeps
Uma comédia romântica sobre uma antiga estrela de futebol, interpretada por Gerard Bulter, que regressa à sua cidade para colocar ordem na sua vida. Enquanto tenta reconstruir o relacionamento com o seu filho, acaba recrutado como treinador da equipa infantil de futebol. Só que as tentativas de melhorar o seu comportamento acabam goradas quando se vê perseguido pelas mães dos seus jovens jogadores.

Gladiadores (2012)
Gladiatori di Roma
A animação chega-nos de Itália com Gladiadores. Na Roma imperial, órfão após a terrível erupção de Pompeia, o jovem Timo é adoptado pelo general Quíron e criado na Academia de Gladiadores mais famosa de Roma. Mas Timo não foi feito para ser gladiador! Ele só quer estar com os amigos, Ciccius e Mauricius, e evitar as sessões de treino. No entanto, tudo muda quando Lucilla, a filha de Quíron, regressa da Grécia. De repente, o único interesse de Timo é tornar-se um corajoso gladiador, para conquistar o coração da sua adorada amiga de infância e convencer Quíron a aceitá-lo como futuro genro.

Homem de Ferro 3 (2013)
Iron Man 3
Tony Stark está de volta, frente a frente com um inimigo que não conhece barreiras. Quando Stark encontra o seu mundo pessoal destruído, embarca numa angustiante busca para encontrar os responsáveis. Encostado à parede, Stark terá de lutar sozinho, contando apenas com o seu engenho e instinto para proteger os que lhe são mais próximos. Na luta para regressar, descobre a resposta à questão que secretamente o tem atormentado: o homem faz o fato ou o fato faz o homem?

Num período marcante da história Chilena, o referendo que ditaria a continuação ou não de Pinochet como Presidente, o jovem publicitário René Saavedra, interpretado por Gael García Bernal, é convencido pelos líderes da oposição a gerir a campanha a favor do Não. Sob o olhar da ditadura e com um orçamento reduzido, o protagonista e a sua equipa têm de traçar um plano para vencer e libertar finalmente o país do clima de opressão em que vivia. A escolha tem de ser certeira para que os 15 minutos de antena que lhes cabem dêem frutos.

O Frágil Som do Meu Motor (2012)
Gabriela é enfermeira num hospital da capital. Apesar de trabalhar em Lisboa, ela vive num vale frio do norte do país com o marido Pedro, um ex-polícia reformado, vítima de um tiroteio que o deixou paraplégico. Com o casamento em declínio, Gabriela começa a receber cartas de um admirador secreto e rapidamente é conduzida para uma relação intensa e misteriosa, que assenta numa fantasia: vendar-se a si própria, a pedido do amante, para não conhecer a sua identidade quando estão juntos. Ao mesmo tempo, Vítor, um investigador que foi colega de Pedro, tem em mãos um complicado caso de assassínios em série, onde as vítimas, todas mulheres, são queimadas vivas nas suas próprias casas por alguém que, meses antes, as engravidara. Gabriela, que trabalha na Unidade de Queimados, está a tratar da única sobrevivente a estes ataques. A enfermeira colabora então com Vítor, cuidando da vítima, e, ao mesmo tempo, de outro internado, um estranho homem, parcialmente queimado e com uma aparente perturbação psicológica. Com o desenrolar das investigações, Gabriela começa a desconfiar que o seu amante poderá ser o assassino. Muitos homens presentes na sua vida serão os seus principais suspeitos.

Transe (2013)
Trance
Simon (James McAvoy) é um leiloeiro de arte, que se junta a um grupo de criminosos para roubar uma valiosa obra de arte. Contudo, depois de sofrer uma pancada na cabeça durante o assalto, Simon acorda e percebe que não tem qualquer memória sobre o paradeiro da pintura. Ao verificar que as ameaças físicas e tortura não conseguem respostas, o líder do grupo criminoso, Franck (Vincent Cassel), contrata a hipnoterapeuta Elizabeth Lamb (Rosario Dawson) para explorar os recantos mais sombrios da mente de Simon. Conforme ela penetra no seu subconsciente, os riscos tornam-se muito mais elevados e as fronteiras entre realidade, desejo e sugestão hipnótica começam a diluir-se...

Sem comentários: