sexta-feira, 26 de abril de 2013

IndieLisboa'13: Public Hearing

*5.5/10*

Da secção Pulsar do Mundo, chega ao IndieLisboa'13 o documentário Public Hearing, de James N. Kienitz Wilkins. Numa pequena cidade rural dos EUA, a construção de um grande centro comercial e o seu impacto ambiental são motivo de uma audiência pública, onde actores e não actores protagonizam os habitantes participantes no debate. 

A ideia é curiosa, a da reconstituição de um debate, de forma a mostrar como a atenção ao que os populares defendem é mínima por parte dos poderosos. Tal realidade pode adaptar-se a tantas outras situações semelhantes à da construção deste centro comercial, e que tanto desagrada parte da audiência de Public Hearing. O problema da longa-metragem é que, a certo momento, deixa de cativar, perdendo ritmo por se tornar tão longa e, ao mesmo tempo, repetitiva.

São inevitáveis algumas gargalhadas ao reparar em alguns dos comportamentos dos presentes - desde o orador que fala com a caneta na boca, ao homem que descasca uma laranja deitando a casca para o chão, por exemplo, mas isso não chega para Public Hearing chegar ao resultado ideal. De louvar é o facto do filme ter sido filmado em 16 mm, bem como o bom trabalho de fotografia, a preto e branco.

Sem comentários: