segunda-feira, 22 de abril de 2013

IndieLisboa'13: When Night Falls

*7/10*

Da China, When Night Falls chegou hoje à secção Cinema Emergente do IndieLisboa'13. Liang Ying quis, através do cinema, denunciar  a nível internacional o que de errado se passa na China, trazendo até nós um filme baseado na história verídica de Yang Jia e da sua mãe Wang Jinmei. O jovem, de 28 anos, foi preso por andar de bicicleta sem licença. Depois de um interrogatório onde foi agredido, tentou processar a polícia. Mas a justiça falhou e, certo dia, Jia entrou numa estação de polícia nos subúrbios de Xangai, matando seis agentes. A mãe foi internada durante 143 dias num hospital psiquiátrico, sem possibilidade de defender o filho, condenado à morte sem julgamento.

É esta realidade que Liang Ying ficciona em When Night Falls, e que, acima de tudo, cumpre uma função documental. O realizador utiliza no início e final da longa-metragem uma narração - que supomos ser da "verdadeira" mãe de Yang Jia -, que conta toda a história desde os primeiros acontecimentos, prisão do filho e internamento da mãe, sempre acompanhada por fotografias reais. A ficção apenas nos mostra os poucos dias entre a libertação da mãe e a execução de Jia. A dor e a angústia de uma mãe que tudo faz para evitar a morte do filho, quer quer reunir e apresentar provas que o ilibem: é este o principal foco deste filme-denúncia. Curiosamente, o ano dos acontecimentos, 2008, é o mesmo dos Jogos Olímpicos de Pequim, um paradoxo curioso e que aumenta, mais ainda, a principal intenção desta longa-metragem.


A actriz principal é Nai An, que interpreta Wang Jinmei, e faz um trabalho exímio, transmitindo na perfeição o estado psicológico desta mãe desesperada e que se vê se mãos atadas. Os prémios que actriz e realizador venceram no Festival de Locarno não foram, de todo, em vão. 

As autoridades chinesas tentaram comprar When Night Falls, para impedir a sua distribuição internacional, como vemos, sem sucesso. A família do realizador foi interrogada e Liang Ying encontra-se exilado em Hong Kong. Acima de tudo, When Night Falls é uma prova de coragem de Liang Ying e da sua equipa. Não são as mais-valias técnicas que o tornam num bom filme - nota-se rapidamente que o orçamento foi muito baixo -, mas sim o valor do material que reúne, da história que conta, que não conseguiu ser abafada por um regime político.

Sem comentários: