sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Festa do Cinema Francês: Programação

A 14ª Festa do Cinema Francês vai percorrer o país entre 10 de Outubro e 10 de Novembro. Lisboa é a primeira cidade a entrar em festa entre 10 e 20 de Outubro. O cinema francês chegará também a Almada (16 a 20 de Outubro), Coimbra (22 a 26 de Outubro), Beja (29 de Outubro a 3 de Novembro), Faro (30 de Outubro a 2 de Novembro), Guimarães (31 de Outubro a 2 de Novembro) e Porto (4 a 10 de Novembro).


A Festa do Cinema Francês tem como objectivo dar a conhecer a cinematografia de produção francesa mais recente. Nesta edição o festival traz-nos 19 antestreias (nove já têm distribuição assegurada em Portugal), sendo que em muitas delas parte da equipa marcará presença em Portugal para apresentar o seu filme e conversar com o público. Este ano, de entre as 19 antestreias nacionais, serão apresentados dois filmes que não tiveram ainda saída comercial em França: 2 Automnes, 3 Hivers, de Sebastien Betbeder, e Henri, de Yolande Moreau.

Alguns títulos com direito a antestreia nacional são Grand Central, de Rebecca Zlotowski, Le Dernier des Injustes (O Último dos Injustos), de Claude Lanzmann, Au Bout du Conte (E Viveram Felizes para Sempre...?), de Agnès Jaoui, Camille Redouble (A Segunda Vida de Camille), de Noémie Lvovsky, - os quatro realizadores marcarão presença na Festa -, Du Vent Dans mes Mollets (Dentes de Leão), de Carine Tardieu, L'Écume des Jours (A Espuma dos Dias), de Michel Gondry, Thérèse Desqueyroux, de Claude Miller, Jeune et Jolie (Jovem e Bela), de François Ozon, entre outros.

Depois de Maria de Medeiros, Sandrine Bonaire e Carole Bouquet, a madrinha desta edição da Festa do Cinema Francês é a actriz, argumentista, realizadora e cantora, Agnès Jaoui. A actriz encontra-se a celebrar 30 anos de carreira, com 28 filmes e 21 prémios ao longo dos anos. O percurso da artista, que começou no teatro, é fortemente marcado pelo trabalho com Jean-Pierre Bacri e Alain Resnais, na representação e na escrita de argumento. Agnès Jaoui estará em Lisboa de 11 a 14 de Outubro para apresentar e acompanhar os seus filmes.

À semelhança de edições anteriores, a Festa do Cinema Francês conta com um Prémio do Público - Prémio Groupama Seguros que será atribuído a um dos filmes em antestreia cujos direitos foram já adquiridos por distribuidores portugueses. É então, uma vez mais, o público do festival que escolherá o filme vencedor, ajudando a que este tenha maior visibilidade aquando da estreia comercial. O prémio, no valor de 2 500€, oferecido pela Groupama Seguros será  entregue ao distribuidor, e destina-se a apoiar a campanha de promoção do filme escolhido. Paulette (cuja protagonista, Bernadette Lafont, faleceu em Julho deste ano), de Jérôme Enrico, foi o eleito da edição passada da Festa.

JEUNE ET JOLIE (Jovem e Bela), de François Ozon

Os filmes em competição são:

GRAND CENTRAL, de Rebecca Zlotowski
CAMILLE REDOUBLE (A Segunda Vida de Camille), de Noémie Lvosvsky
DU VENT DAS MES MOLLETS (Dentes de Leão), de Carine Tardieu
JEUNE ET JOLIE (Jovem e Bela), de François Ozon
L’ÉCUME DES JOURS  (A Espuma dos Dias), de Michel Gondry
THÉRÈSE DESQUEYROUX, de Claude Miller
LE DERNIER DES INJUSTES (O Último dos Injustos), de Claude Lanzmann
AU BOUT DU CONTE (E Viveram Felizes para Sempre...?), de Agnès Jaoui
ALCESTE À BICYCLETTE (De Bicicleta com Molière), de Philippe Le Guay

A secção Paris no Cinema /Paris au Cinéma, integrada no programa Paris-Lisboa, que comemora os 15 anos decorridos sobre a assinatura do Pacto de Amizade entre as duas cidades, debruçar-se-á sobre sete filmes, sete décadas e sete obras marcantes do cinema francês com a cidade de Paris como pano de fundo.

Com uma ligação afectiva e cultural à capital portuguesa, Agnès Jaoui é o símbolo da amizade que se celebra com o Programa Paris-Lisboa. Será o seu novo filme Au bout du conte (E viveram felizes para sempre…?) que inaugurará a secção. O filme será exibido na sexta-feira, 11 de Outubro, às 21h30, no Cinema São Jorge. A encerrar as comemorações e a secção Paris no Cinema, Agnès Jaoui apresenta-se num concerto especial no dia 17 de Outubro no LUX Frágil, pelas 23h00.

PARIS JE T’AIME (2006), Collectif

Os filmes que compõem a secção Paris no Cinema são:

LES 400 COUPS (1959), François Truffaut
PARIS VU PAR… (1965), Collectif
PETIT A PETIT (1973), Jean Rouch
RENDEZ-VOUS (1985), André Téchiné
LES AMANTS DU PONT NEUF (1991), Leos Carax
PARIS JE T’AIME (2006), Collectif
AU BOUT DU CONTE (2013), Agnès Jaoui

Em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e com a cortesia Midas Filmes, será apresentada, pela primeira vez em Portugal, uma retrospectiva de Claude Lanzmann. O realizador e a directora de fotografia Caroline Champetier marcarão presença nesta 14ª Festa do Cinema Francês

O clássico Hiroshima mon Amour, de Alain Resnais, um dos últimos restauros da Fondation Groupama Gan pour le Cinéma e da Fondation Technicolor pour le Patrimoine du Cinema, foi apresentado no último Festival de Cannes em antestreia, 54 anos após aí ter sido apresentada a cópia original. É agora Portugal que tem a oportunidade de assistir ao filme após um trabalho de restauro de película que respeita plenamente a estética original do filme e a sonoridade da cópia da época, sob a direcção de Renato Berta, segundo as indicações do realizador Alain Resnais.

Hiroshima mon Amour, de Alain Resnais
A secção Universo de Animação incluirá este ano uma mostra de quatro obras de Michel Ocelot, um dos mestres da animação francesa. Em antestreia nesta secção, a Festa do Cinema Francês apresenta três filmes para ver em família: Ernest et Célestine, de Benjamin Renner, Lambert Wilson e Pauline BrunnerAya de Yopougon, de Marguerite Abouet e Clément Oubrerie, e Le jour des corneilles, de Jean-Christophe Dessaint.

Nas extensões e eventos da Festa do Cinema Francês, destaque para o Ciclo de Cinema e Literatura, em colaboração com a Universidade de Lisboa e as Câmaras Municipais de Seixal e Setúbal. 

Ainda a Avant-Première Festa do Cinema Francês terá lugar no dia 5 de Outubro, a partir das 23h30, no Musicbox, em Lisboa. Esta será uma noite que antecipa a 14ª edição do evento, com um concerto da Orquestra Libertina de Lisboa, com JP Simões como convidado especial. Nos discos, temos The Toxic Avenger & Cherokee com uma mostra do que mais interessante se passa na cena electrónica francesa na primeira edição de The French Beat. A entrada custa 6€.

No dia 12 de Outubro, às 15h00, haverá uma Masterclass com Caroline Champetier, no Institut Français du Portugal, dirigida em particular aos alunos de cinema. A directora de fotografia já trabalhou com nomes como Jean-Luc Godard, Claude Lanzmann, Benoît Jacquot, Jacques Doillon, Amos Gitaï, Philippe Garrel, Jacques Rivette, Arnaud Desplechin ou Nobuhiro Suwa, e é também actriz e realizadora.

Para mais informações e programa completo, consulta a página de facebook e o site oficial da Festa do Cinema Francês.

Sem comentários: