terça-feira, 3 de setembro de 2013

MOTELx: Entrevistas - Nuno Sá Pessoa

O MOTELx começa já no dia 11 de Setembro e, aproveitando o momento, publico aqui as entrevistas que tenho realizado no âmbito do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, para o Espalha-Factos.
Para o Prémio Yorn MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2013, o único galardão do festival, estão a concorrer nove curtas-metragens nacionais: Bílis Negra, de Nuno Sá Pessoa, Desespero, de Rui Pilão, A Herdade dos Defuntos, de Patrick Mendes, Longe do Éden, de Carlos Amaral, Nico – A Revolta, de Paulo Araújo, O Coveiro, de André Gil Mata, Hair, de João Seiça, Monstro, de Alex Barone, e Sara, de Miguel Ângelo.

Entrevistei os nove realizadores, que apresentam os seus filmes, e falam sobre o actual estado do cinema português. Aqui fica, para já, a entrevista a Nuno Sá Pessoa, realizador de Bílis Negra.

O que nos traz Bílis Negra? E o que acha que distingue a sua curta-metragem?
Nuno Sá Pessoa – Penso que se pode dizer que Bílis Negra é um filme diferente, fora do comum, e acho que todos os filmes o deviam ser, porque no cinema, como em qualquer outra arte, cada obra deve ser única e original. Resumidamente, o filme conta a história de um médico legista obcecado com a fama que se depara com dois ladrões de cadáveres no seu local de trabalho.

Qual pensa ser a importância do MOTELx para os jovens realizadores em Portugal?
NSP – Todas as plataformas que se disponham a exibir filmes de jovens realizadores são importantes. Quem faz filmes fá-los para que sejam vistos pelo maior número de pessoas possível. O MOTELx é especialmente importante, tendo em conta o impressionante número de espectadores que vem aumentando com o passar dos anos.
O Nuno conta já com vários trabalhos na sua filmografia, quer nacional como internacionalmente. Que projectos tem em mente para o futuro?
NSP – Pretendo fazer uma longa-metragem e estou a pré-produzir uma nova curta de terror. Não consigo estar parado e quero produzir o mais e melhor possível. Onde não importa, pode ser em Portugal ou em qualquer outro país, porque o mundo, como a arte, não deve ter fronteiras.

Quais as suas principais influências cinematográficas?
NSP – Se fosse nomear todos os meus ídolos a lista seria longa. Para ser sucinto vou nomear apenas quatro que para mim se destacam como as minhas grandes influências: Stanley Kubrick, Sergio Leone, Alfred Hitchcock e Roman Polanski.

2 comentários:

Jorge Teixeira disse...

Gostei da entrevista. O MOTELx deste ano promete, aliás como já vem sendo hábito.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo

Inês Moreira Santos disse...

Obrigada, Jorge. Mais vêm aí.
O MOTELx é um dos meus festivais nacionais preferidos! E está mesmo a chegar.

Cumprimentos cinéfilos.