quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Queer Lisboa 17: Programação completa, convidados e júri

Depois das primeiras novidades anunciadas em Julho, o Queer Lisboa 17 revelou hoje, em Conferência de Imprensa, a programação completa, convidados oficiais, júri internacional, patrocinadores, bem como as actividades paralelas deste ano. 


O Queer Lisboa 17 arranca a 20 de Setembro, às 21h00, com a Noite de Abertura na Sala Manoel de Oliveira no Cinema São Jorge. A abrir o festival está o documentário Continental, de Malcolm Ingram, que conta uma importante história da cultura queer: a da sauna Continental, de Nova Iorque. Depois da sessão, o destino é o Teatro do Bairro, onde terá lugar a Festa de Abertura do Queer Lisboa 17, que vai contar com uma actuação ao vivo do rapper gay norte-americano Cazwell.

Out in the Dark, de Michael Mayer, encerra o Queer Lisboa 17, no dia 28 de Setembro, às 21h00. A longa-metragem debruça-se sobre o amor entre dois homens – um israelita e um palestiniano –, e mostra o preconceito que se vive dos dois lados da fronteira.


Dentro da Competição, destaque para a estreia nacional do documentário Interior. Leather Bar, realizado por James Franco e Travis Mathews - este marcará presença em Lisboa para apresentar o filme. Interior. Leather Bar procura imaginar o que teriam sido os 40 minutos censurados da versão final de Cruising (1980), de William Friedkin, imagens entretanto perdidas. Trata-se de toda a sequência passada num bar gay S/M, que incluiria cenas de sexo explícito. A estreia do filme no circuito comercial de cinema será feita pela distribuidora Lanterna de Pedra. In The Name Of…, de Malgoska Szumowska, vencedor do Teddy Award da passada edição da Berlinale, fará também parte da Competição do Queer Lisboa 17.

Na secção Panorama, destaca-se a estreia do documentário E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto, que venceu o mês passado o Prémio Especial do Júri do Festival de Locarno, e a exibição de O Corpo de Afonso, de João Pedro Rodrigues. Em Competição, estão duas longas-metragens portuguesas: Noches de Espera, de Tiago Leão, e o documentário O Carnaval é um Palco, a Ilha uma Festa, de Rui Mourão.

Este ano, a secção Queer Focus é dedicada à relação das comunidades sexuais com a cidade, onde será exibido Boy Eating the Bird’s Food (filme grego submetido ao Oscar para Melhor Filme Estrangeiro), de Ektoras Lygizos. O Queer Art contará com os programas Queer Sci-Fi Art e outro dedicado ao realizador francês Antony Hickling. Por sua vez, as Noites Hard apresentam uma retrospectiva da obra do norte-americano Avery Willard.

Andrei Rus (jornalista e programador de cinema, de Bucareste), Cinta Pelejà (Directora do DocLisboa) e Gustavo Vinagre (realizador, de São Paulo) compõem o júri da Competição para Melhor Longa-Metragem. O júri da Competição para Melhor Documentário é composto por Bard Ydén (Director do Festival Skeive Filmer, de Oslo), Cláudia Varejão (realizadora) e Michael Stütz (Director do Festival Xposed, de Berlim). Na Competição para Melhor Curta-Metragem a decisão será tomada pelos jurados André Teodósio (encenador), António da Silva (realizador, de Londres) e Daniel McIntyre (realizador, de Toronto). Carlos Conceição (realizador), Cosimo Santoro (distribuidor, de Itália) e Maria João Mayer (produtora) compõem o júri da nova Competição In My Shorts.

Com um total de 93 filmes, provenientes de 26 países, nesta 17ª edição, os EUA são, novamente, o país mais representado no Queer Lisboa 17, com um total de 26 filmes. Já Portugal é o segundo com mais títulos na programação - 15. Ao todo, os programadores do festival consideraram mais de 700 filmes, um valor recorde para o Queer Lisboa. Este ano, o denominador comum numa parte expressiva dos filmes programados é o da reflexão sobre a difícil situação política e social da Europa e as suas consequências directas para as comunidades e indivíduos queer.

O Queer Lisboa 17 conta com um orçamento previsto de 100 mil euros, encontrando-se neste momento a usufruir do segundo ano dos protocolos de três anos assinados com a Câmara Municipal de Lisboa, no valor de 40 mil euros, e com o ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, no valor de 30 mil euros.

A conferência de imprensa contou com a presença de João Ferreira, Director Artístico do festival, Ana David, da Direcção do Festival, e os programadores Nuno Galopim, João Romãozinho e Pedro Marum.

Sem comentários: