quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Córtex 2013 começa hoje

Começa hoje e até dia 13 o Córtex 2013 - Festival de Curtas-metragens de Sintra exibe uma selecção das mais recentes curtas nacionais e internacionais, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. 

Esta ano, João César Monteiro é o cineasta homenageado, depois do realizador norte-americano Antonio Campos, na edição de 2012. Em 2013, ano em que se assinalam os 10 anos do falecimento do cineasta português, o Córtex dedica-lhe a Sessão de Abertura, com a exibição de nove curtas-metragem suas. A partir de hoje e até ao final do festival haverá também uma exposição de fotografias de rodagem de João César Monteiro no Olga Cadaval. Terá ainda lugar um debate com a presença de actores, produtores, técnicos, entre outros, que trabalharam e fizeram parte da vida do cineasta, assim como de novos realizadores cujo trabalho é influenciado pela sua obra.


Ao mesmo tempo, são 17 as curtas-metragens produzidas entre 2012 e 2013 na Competição Nacional e seis na Competição Internacional do Córtex 2013. Nos dias 11 e 12 de Outubro, Sexta e Sábado, a Competição Nacional conta com: A Palestra, de Bruno D'Almeida; Carrotrope, de Paulo D'Alva; Deus Dará, de Tiago Rosarosso; Fontelonga, de Luís Costa; Gambozinos, de João Nicolau; Herdade dos Defuntos, de Patrick Mendes; Luminita, de André Marques; Má Raça, de André Santos e Marco Leão; Na Escama do Dragão, de Ivo. M. Ferreira; O Coveiro, de André Gil Mata; O Facínora, de Paulo Abreu; Primária, de Hugo Pires; Rei Inútil, de Telmo Churro; Rhoma Acans, de Leonor Teles; Teles, de José Magro; Torres, André Guiomar; Um Rio Chamado Ave, de Luís Alves de Matos.

Por seu lado, à Competição Internacional - que este ano encerra o festival - chegam curtas da Bélgica, Espanha, França e Turquia. Os filmes apurados são: Aquel No Era Yo, de Esteban Crespo (Espanha); Le Cri du Homard, de Nicola Guiot (Bélgica); Le Maiollot de Bain, de Mathilde Bayle (França); Les Lézards, de Vicent Mariette (França); Los Demonios, de Miguel Azurmendi (Espanha); Sessiz/Be Deng, de Rezan Yesilbas (Turquia).

As curtas-metragens disputam o Prémio do Júri e o Prémio do Público para a Competição Nacional e ao Prémio do Júri para a Competição Internacional. O júri é composto pela actriz Carla Chambel, a realizadora Graça Castanheira, o programador e realizador José Vieira Mendes, Marta Fernandes (Distribuição e Marketing da Midas Filmes) e o jornalista Nuno Galopim.

O Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra é organizado e produzido desde 2010 pela Fundação Cultural e Teatral Reflexo e programado por Michel Simeão e José Chaíça.


Sem comentários: