quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Córtex'13: Vencedores

O Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra terminou no passado Domingo, dia 13 de Outubro, após quatro dias de cinema. Primária, de Hugo Pedro, e Le maillot de bain, de Mathilde Bayle, foram os vencedores do evento.


Primária, de Hugo Pedro, venceu o Prémio Melhor Curta Nacional do Córtex 2013, no valor de 500 euros. Ao mesmo tempo, o filme conquistou também o Prémio do Público para a Melhor Curta Nacional, no valor de 200 euros. Primária conta, em 19 minutos, a história de uma turma do quarto ano que inicia o terceiro e último período escolar e se prepara para os exames nacionais.

Rhoma Acans, de Leonor Teles, recebeu ainda uma Menção Honrosa. Para realizar esta curta documental, Leonor inspirou-se na sua história de família: é filha de pai cigano e mãe não cigana, e grande parte dos seus antepassados ciganos quebraram a tradição da comunidade. A realizadora foi em busca de respostas para perguntas que também são suas, tentando perceber como teria sido a sua vida se o pai, inspirado pela sua própria mãe, não tivesse quebrado a tradição onde nasceu.

O prémio para Melhor Curta Internacional, no valor de 300 euros, foi para Le maillot de bain, de Mathilde Bayle, uma ficção cujo cenário é um parque de campismo junto ao mar, onde Rémi, de 10 anos, fica fascinado por Stéphane, pai de uma amiga dele, um sentimento novo e confuso para o pequeno Rémi.

Chegou assim ao fim mais um edição do Festival Córtex, programado por Michel Simeão e José Chaíça e organizado pela associação cultural Teatro Reflexo, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, a Junta de Freguesia de Santa Maria e São Miguel e o Sintra Quorum.

Sem comentários: