oportunidades-billboard

sábado, 9 de novembro de 2013

LEFFEST'13: Encontro com Elia Suleiman no Nimas

O realizador Elia Suleiman estará no LEFFEST para um encontro como o público - Elia Suleiman - Work in Progress – onde falará sobre a sua carreira e os seus projectos. O encontro terá lugar amanhã, 10 de Novembro, pelas 18h00, no Espaço Nimas. A entrada é livre.


Comparado a Jacques Tati ou Buster Keaton, pela conjugação entre elementos burlescos e poéticos nos seus filmes, o realizador palestiniano viveu algum tempo em Nova Iorque, onde assinou dois trabalhos: Introduction to the End of an Argument (como co-realizador), uma sátira à representação do povo árabe nos media ocidentais; e Homage by Assassination, um documentário crítico da Guerra do Golfo, em que utiliza declarações anedóticas de alguns ex-combatentes.

Em 2002, o seu filme A Intervenção Divina foi seleccionado para a Competição Oficial do Festival de Cannes. Nesse filme conheceu a sua mulher, Yasmine Hamdan, cantora que dará um concerto no Lisbon & Estoril Film Festival, no dia 11, no CCB

A sua última longa metragem, O Tempo Que Resta (2009), retrata o nascimento do Estado de Israel, desde a fundação, em 1948, até aos nossos dias. O cineasta recria situações familiares inspiradas em memórias pessoais, nos diários do seu pai — que combateu na resistência palestiniana — e nas cartas que a sua mãe escreveu a familiares que foram forçados a abandonar o país.

Sem comentários: