quarta-feira, 2 de abril de 2014

22º Curtas Vila do Conde: Futebol e Antonioni no centro da programação

A 22ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema acontece de 5 a 13 de Julho e terá um programa especial dedicado ao Futebol e uma homenagem a Michelangelo Antonioni


Em ano de Mundial, o Curtas Vila do Conde dedica parte da sua programação à relação entre o cinema e o futebol, com o programa Fora de Jogo. Ao mesmo tempo, outro dos principais focos do festival é a Aventura Antonioni, uma exposição dedicada ao legado estético de Michelangelo Antonioni em elaborações da arte contemporânea, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, com inauguração marcada para o dia 21 de Junho.

A Competição Nacional continua a ser uma das grandes apostas do Curtas Vila do Conde, e o prazo para envio de curtas-metragens termina a 23 de Maio. O festival é uma das principais formas de divulgação de filmes de curto formato realizados por cineastas nacionais. Ainda no plano competitivo, está de regresso a Competição de Vídeos Musicais (que nasceu em 2005). Já a Competição Internacional vai exibir uma selecção de cerca de 40 filmes de diferentes países.

As secções Curtinhas e Take One! são dedicadas à formação de públicos. No Curtinhas, as crianças terão oficinas e espaços dedicados a uma aprendizagem lúdica do cinema e ainda sessões de cinema para diferentes idades. No Take One!, para além da competição de filmes de escola, haverá masterclasses e mais uma edição do VideoRun. Também as habituais secções de Panorama – Português e Europeu – exibirão curtas-metragens de produção recente.

Este ano, três novos prémios juntam-se aos palmarés do Curtas Vila do Conde. Neste campo, as principais novidades são o Prémio DigiMaster para o melhor realizador português, o Prémio TAP Portugal para Melhor Média Metragem Portuguesa de Ficção e o Prémio TAP Portugal para Melhor Média Metragem de Documentário Português.

Mais informações sobre o Curtas Vila do Conde podem ser encontradas aqui.

Sem comentários: