oportunidades-billboard

quinta-feira, 8 de maio de 2014

PANORAMA'14 começa amanhã

O PANORAMA 2014 - 8ª Mostra do Documentário Português está de volta ao Cinema São Jorge e à Cinemateca Portuguesa- Museu do Cinema entre os dias 9 e 15 de Maio. O programa deste ano é composto por workshops, conferências e 62 filmes.


O Tema em Foco desta edição intitula-se Olhares Estrangeiros sobre Portugal – O Filme Etnográfico Alemão e dedica-se ao "olhar alemão" sobre Portugal, às visões específicas de alemães que filmaram documentários no país: Alfred Ehrhardt, Hubert Fichte e os filmes do Instituto do Filme Científico de Göttingen. Este olhar alemão, de cariz substancialmente etnográfico, consubstancia-se na exibição de documentários quase desconhecidos do grande público, feitos ao longo de três décadas: 50, 60 e 70.

Com a colaboração do Goethe-Institut Portugal e do Museu Nacional de Etnologia, o PANORAMA quer fazer reflectir e esta secção contará com a exibição de nove filmes, repartidos em três sessões, acompanhadas ainda de um debate com foco no Olhar alemão sobre Portugal. O filme Portugal (A. Ehrhardt), que venceu o prémio de Melhor Filme Alemão em 1952, preenche a Sessão de Encerramento da mostra, no dia 15 de Maio, às 21h00, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

Mantêm-se as Sessões Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Apordoc - Associação Pelo Documentário, que contam com duas sessões que programarão filmes contemporâneos e históricos realizados sobre a cidade de Lisboa.

Esta ano, a secção Percursos homenageia o trabalho de Catarina Alves Costa, realizadora portuguesa com um papel importante no despontar do documentário português nos anos 90, com percurso profissional relevante na produção de filmes etnográficos. O seu filme Senhora Aparecida irá abrir o PANORAMA amanhã, dia 9 de Maio, às 21h00, no Cinema São Jorge. Esta projecção marca o 20.º aniversário deste título. Será ainda feita uma exibição alargada da filmografia da realizadora, que conta com os seguintes filmes:

Fernando Távora, modernidade permanente (2012)
O desejo do saber – 100 anos da Universidade de Lisboa (2011)
Casas para o povo (2010)
Falamos de António Campos (2009)
Nacional 206 (2008)
O Parque (2008)
O Sítio de Castelo Velho (2005)
O Arquitecto e a Cidade Velha (2004)
O Linho é um Sonho (2003)
A seda é um Mistério (2003)
Mais Alma (2001)
Swagatam (1998)
Senhora Aparecida (1994)
Regresso à Terra (1992)

A acompanhar a exibição da filmografia de Catarina Alves Costa será organizado um debate que, a propósito dos seus filmes, reflectirá sobre o Filme Etnográfico em Portugal. A realizadora será responsável pelo workshop O Cinema Etnográfico por Catarina Alves Costa - Práticas de Realização no Filme Etnográfico.

A programação do PANORAMA conta ainda com quatro sessões escolas (não exclusivas a grupos escolares), filmes universitários, estreias, filmes premiados e programados no Doclisboa e debates em todas as sessões.

Consulta o programa completo e mais informações em: http://www.panorama.org.pt/

Sem comentários: