terça-feira, 1 de julho de 2014

3ª Mostra "Olhares Sobre Angola" começa amanhã na Cinemateca

A terceira edição da Mostra de Cinema Olhares Sobre Angola regressa à Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema nos dias 2 e 3 de Julho. Mariano Bartolomeu e Ever Miranda Palacio são os realizadores convidados e os filmes que vêm apresentar integram a programação deste ano, totalmente dedicada ao cinema produzido em Angola. 


Amanhã, dia 2 de Julho, às 19h00, na Sala Dr. Félix Ribeiro é exibido Angola, Ano Zero. O documentário será apresentado pelo realizador Ever Miranda Palacio e convida-nos a entrar nesta nova realidade angolana através de um diálogo entre emigrantes, após 30 anos de guerra civil: o realizador – um jovem cubano que deixou o seu país para se estabelecer em Angola, na esperança de melhorar a sua situação económica – e esses jovens angolanos "retornados" determinados a contribuir para a redefinição de um novo projecto cultural e económico para o país.

Pelas 20h00, na esplanada 39 Degraus da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, decorre a apresentação e lançamento do DVD Mariano Bartolomeu – Curtas-Metragens 1989 - 2008, com a presença do realizador. Este DVD reúne a maioria das suas curtas-metragens e trata-se de um importante acontecimento para o cinema angolano.

A Sessão de Abertura de Olhares Sobre Angola acontece às 21h30, com o filme Hereros Angola, de Sérgio Guerra, na Sala Dr. Félix Ribeiro. Hereros Angola é um documentário sobre o grupo étnico com o mesmo nome, habitantes das terras do sudoeste de Angola, povo Bantu. Os Herero são donos de uma tradição ancestral que é passada oralmente de pais para filhos. O filme pretende mostrar o conhecimento vivo destes povos.

Já no dia 3 de Julho, às 15h30, é a vez de Aprender a Ler Pra Ensinar Meus Camaradas, de João Marques Guerra, ser exibido na Sala Dr. Félix Ribeiro. Trata-se de um documentário musical que acompanha a jornada de dois músicos angolanos, Wyza Kendy e Dodó Miranda, que viajam até a Bahia-Brasil em busca de traços de uma ancestralidade perdida e retrata uma herança angolana fora de Angola e reencontrada através da música. Às 19h00, na mesma sala, tem lugar a sessão Fragmentos com uma selecção dos melhores videoclips e vídeos experimentais realizados na última temporada em Angola. Nesta sessão são exibidos os videoclips Mais e Tecnologia do Ancião de Nástio Mosquito, realizados por Vic. Pereiró; Nzala Remake – MCK e Paulo Flores, uma animação de Lindomar e Olimpio de Sousa; Flamingo City e Kazukuta de Paulo Azevedo; Sentinela e Milapse of Luanda Smooth and Rave de Jorge De Palma e Apné de Binelde Hyrcan.

Às 19h30, a Mostra inaugura a secção Olhares Sobre..., que pretende colocar em foco a obra de profissionais do cinema angolano. Olhares Sobre Angola coloca então os Olhares Sobre… Mariano Bartolomeu e traz à Sala Luís de Pina uma selecção de curtas-metragens:  Caribeando (1989), Un Lugar Limpio y Bien Iluminado (1991), Quem Faz Correr Quim? (1991), O Sol Ainda Brilha (1995), O Contador de Histórias (2003) e Uma Noite para Falar de Amor (2008). O realizador Mariano Bartolomeu vai estar presente na sessão.


A Sessão de Encerramento da Mostra Olhares Sobre Angola decorre às 22h00, na Sala Luís de Pina, com Death Metal Angola, de Jeremy Xido, (que tem crítica aqui no Hoje Vi(vi) um Filme). O filme segue o sonho de Wilker e Sonia: organizar o primeiro festival de rock nacional, juntando membros da cena musical hardcore angolana de várias províncias. A narrativa avança, aos solavancos, no cenário bombardeado e minado do outrora imponente Huambo.

Na Sala 6X2 e de entrada gratuita, durante os dias 2 e 3 de Julho, são apresentados em sessão contínua e projectada em DVD, das 13h30 às 21h30, filmes em depósito no ANIM - Arquivo Nacional das Imagens em Movimento - Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema: Eu Sou, Eu Era, Eu Quero Ser Pioneiro Político, de Henrique Ruivo Alves (Ritz); Rebita de realização colectiva coordenada por Manuel Costa e Silva; Kizomba, Velha Guarda, um filme que fazia parte do projecto Ngoma (jornais culturais), uma realização colectiva que contou com a participação de Leonel Efe e de Alberto Sebastião, entre outros; Ngudi a Khama Cokwes, de Manuel Mariano e Alberto Sebastião, e Os Meus Irmãos Cokwes, de Manuel Mariano

Olhares Sobre Angola convida o público português a conhecer os novos autores angolanos e a aproximar-se desta cultura. O programa completo pode ser consultado, aqui: http://issuu.com/olharessobreangola/docs/programa_osa_2014

Sem comentários: