quarta-feira, 6 de agosto de 2014

8 ½ Festa do Cinema Italiano chega a Maputo

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano chega pela primeira vez a Maputo, em Moçambique, de 19 e 23 de Agosto, no Teatro Avenida, depois de ter passado por Lisboa, Coimbra, Porto, Funchal e Loulé.


A Sessão de Abertura acontece no dia 19 de Agosto, às 19h00, com o filme A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino, vencedor do Oscar para Melhor Filme Estrangeiro, Globo de Ouro e BAFTA. Tudo começa na grande festa de 65 anos do escritor Jep Gambardella, interpretado por Toni Servillo, que conheceu o sucesso instantâneo na sua primeira obra, mas depois passou a trabalhar como crítico de arte. Através das andanças boémias da personagem, Sorrentino retrata o modo de vida da elite italiana, sem deixar de temperar a amargura com a constatação de que há, sim, poesia, no simples acto de viver.

No dia 20, também às 19h00, é exibido Viva a Liberdade, de Roberto Ardò, filme que abriu a edição de Lisboa do 8 ½. Protagonizado igualmente por Toni Servillo, o filme é uma paródia ao mundo da política italiana.

Já dia 21 de Agosto, às 19h00, é exibido um dos vencedores da Festa do Cinema Italiano 2014, La mafia uccide solo d'estatate (A Máfia só mata no Verão), de Pierfrancesco Diliberto (PIF). Trata-se de uma crónica siciliana, que nos mostra as tentativas de Arturo para conquistar o coração da sua amada e se desenvolve num contexto histórico muito complexo nas últimas décadas em Itália.

Para os mais novos, há uma sessão infantil, a 22 de Agosto, às 16h00, com o filme de animação A Gaivota e o Gato, de Enzo d'Alò, que nos conta a história de Zorbas, um gato grande, preto e gordo que se depara com a queda de uma gaivota moribunda, na sua varanda, enquanto apanhava sol. Antes de morrer, põe um ovo, e faz dois pedidos a Zorbas: tomar conta da gaivota bebé e ensiná-la a voar. De seguida, às 19h00, é exibida a comédia Uma Família Perfeita, de Paolo Genovese, sobre um excêntrico milionário que, para combater a solidão, contrata uma companhia de actores para se fazerem passar pela sua família no dia de Natal.

A Sessão de Encerramento do 8 ½ Festa do Cinema Italiano de Maputo, está marcada para 23 de Agosto, às 16h00, com o filme A Melhor Oferta, de Guiseppe Tornatore. A longa-metragem fala do amor e das suas representações, com interpretação de Geoffrey Rush, Donald Sutherland, Sylvia Hoeks e Jim Sturgess.

A entrada é gratuita, com bilhetes limitados aos lugares disponíveis e a programação e as sinopses podem ser consultadas no site www.festadocinemaitaliano.com.

O festival segue viagem para o Brasil (Porto Alegre, de 25 a 31 de Agosto) e para Angola, no próximo Outono.

Sem comentários: