quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Estreias da Semana #134

Chegam hoje aos cinemas portugueses oito novos filmes. Alentejo, Alentejo, de Sérgio Tréfaut, Jersey Boys, de Clint Eastwood, e Maze Runner - Correr ou Morrer, de Wes Ball, são alguns dos títulos a estrear.

De origem popular, o “cante” alentejano sobrevive graças aos grupos que o cultivam no Alentejo e na periferia de Lisboa, os quais recapitulam em ensaio o repertório conhecido de memória, quase sem registo escrito ou sonoro e com reduzidas alterações criativas. No Alentejo, dezenas de grupos amadores reúnem-se regularmente para ensaiar antigos cantos polifónicos e para improvisar cantos sobre o tempo presente. Nascido nas tabernas e nos campos, cantado por camponeses e por mineiros, o cante alentejano deixou os campos e atravessou as fronteiras da sua região. Nas últimas décadas, com a diáspora alentejana, apareceram novos grupos na periferia industrial de Lisboa e em diversos países de emigração, acentuando o cante como traço identitário dos alentejanos onde quer que estejam.

I Love Kuduro (2013)
O Kuduro (literalmente “cu duro”) é um movimento cultural urbano nascido em Angola durante a última década da Guerra Civil. Criado nas discotecas e raves da Baixa de Luanda através de uma fusão entre batidas house, techno e ritmos tradicionais angolanos, o Kuduro transbordou do centro da cidade para a periferia. Rapidamente se espalhou por Angola, por África e agora por todo mundo. I Love Kuduro acompanha as mais idolatradas estrelas deste fenómeno urbano, nomeadamente Bruno de Castro, Eduardo Paim, Sebem, Nagrelha, Hochi Fu, os Namayer, Tchobari, Titica, Francis Boy e Cabo Snoop, oferecendo uma visão sobre a nova geração de talento africano.

Jersey Boys (2014)
Jersey Boys conta-nos a história de quatro jovens rapazes fora-da-lei de Nova Jérsia, que se juntam e formam o icónico grupo musical dos anos 60, The Four Seasons. A história das maiores provações e triunfos do grupo é acompanhada pelas canções que influenciaram uma geração: Sherry, Big Girls Don’t Cry, Walk Like a Man, Dawn, Rag Doll, Bye Bye Baby, Who Loves You, entre outras.

Maze Runner - Correr ou Morrer (2014)
The Maze Runner
Num cenário pós-apocalíptico, uma comunidade de rapazes descobre estar presa num labirinto. Juntos, terão de descobrir como escapar, resolver o enigma e revelar o segredo acerca de quem os colocou ali e por que razão.

Má Raça (1986)
Mauvais Sang
Paris, um futuro próximo. Marc e Hans são dois ladrões que devem dinheiro a uma mulher americana cruel que lhes dá duas semanas para pagarem. Planeiam roubar e vender um antídoto para um novo vírus semelhante à SIDA, chamado STBO, que está a matar os que "praticam sexo sem amor", mas precisam de alguém com mãos rápidas. Recrutam Alex, apelidado de "língua veloz", um miúdo rebelde que está a terminar a sua relação com Lisa, a sua namorada de 16 anos. Pouco antes do roubo, as coisas complicam-se.

Namoro à Espanhola (2014)
Ocho Apellidos Vascos
Andaluz de gema, Rafa nunca teve de sair de Sevilha para conseguir o que mais aprecia na vida: o xerez, o gel de cabelo e as mulheres. Tudo muda quando aparece a primeira mulher que resiste aos seus encantos, Amaia, uma basca. Decidido a conquistá-la, Rafa viaja até a uma pequena povoação do Euskadi. Aí, para conseguir Amaia, fará tudo o que for preciso: até fazer-se passar por basco.

Num Outro Tom (2013)
Begin Again
Gretta (Keira Knightley) e Dave (Adam Levine) são namorados e parceiros na composição de músicas, e partem para Nova Iorque quando Dave consegue um contrato com uma grande empresa discográfica. Só que a fama e o sucesso  acabam por envolver Dave, que decide deixar a namorada. Mas o mundo de Gretta dá uma reviravolta quando conhece Dan (Mark Ruffalo), um ex-executivo discográfico falido e em desgraça, que fica imediatamente rendido ao talento em bruto de Gretta quando assiste a uma actuação num palco em East Village. Deste encontro casual resulta uma encantadora e transformadora colaboração, tendo como palco a banda sonora de um verão em Nova Iorque.

Paixões Cruzadas (1984)
Boy Meets Girl
A longa-metragem de estreia de Leos Carax segue a relação entre um aspirante a realizador que acabou de ser abandonado pela sua namorada e uma jovem com tendências suicidas, igualmente a lidar com uma relação falhada.

Sem comentários: