terça-feira, 16 de setembro de 2014

MOTELx'14: The Dance of Reality / La danza de la realidad (2013)

*6.5/10*

Um dos filmes mais esperados do MOTELx'14 foi The Dance of Reality, de Alejandro Jodorowsky (El Topo, The Holy Mountain), o cineasta chileno que regressa após uma pausa de 23 anos. A apresentar o filme e a responder às questões do público esteve o protagonista e filho do realizador, Brontis Jodorowsky.

Nesta obra autobiográfica (o filme foi rodado em Tocopilla, a vila chilena onde o autor nasceu em 1929), um jovem Jodorowsky é confrontado por um conjunto de personagens que contribuíram para o crescimento da sua consciência surrealista. A sua história pessoal mistura-se com metáforas, mitologia e poesia.

Visualmente, The Dance of Reality é repleto de cor e de cenários curiosos, o argumento, apesar de parcialmente autobiográfico, é marcadamente surrealista, fazendo-nos entrar nas aventuras mais surpreendentes e dar de caras com as personagens mais inesperadas. Desde uma mãe que fala a cantar ópera, ao amigo engraxador, ao seu irmão gémeo, aos palhaços, ao anão à porta da loja da família Jodorowsky, cada personagem tem algo de singular.

Por outro lado, colocar Brontis Jodorowsky a vestir a pele do próprio pai é uma opção inteligente, ao mesmo tempo que o realizador surge muitas vezes no ecrã aconselhando o espectador e o jovem Alejandro, repleto de dúvidas e com um forte desejo de agradar ao pai.


É neste universo surreal e muito pessoal que Alejandro Jodorowsky regressa aos filmes e mesmo que não nos consiga aproximar suficientemente da sua visão - talvez mesmo por esse lado marcadamente pessoal - o realizador convida-nos a entrar nas suas recordações e a entregarmo-nos à ilusão, a viver e a crescer: eis, The Dance of Reality.

Sem comentários: