terça-feira, 16 de setembro de 2014

MOTELx'14: Over Your Dead Body / Kuime (2014)

*5.5/10*

Uma sala Manoel de Oliveira quase cheia recebeu a estreia europeia de Over Your Dead Body no MOTELx'14. O mais recente filme de Takashi Miike pega na peça clássica História de Fantasmas de Yotsuya (Yotsuya Kaidan), também adaptada ao cinema por Nobuo Nakagawa, em 1959 - Ghost Story of Yotsuya (que passou pelo MOTELx'12).

Em Over Your Dead Body, um grupo de teatro prepara a estreia de uma nova versão teatral de História de Fantasmas de Yotsuya. Estranhamente, os principais elementos da peça - homicídio, traição e vingança sobrenatural - começam a repetir-se na vida real dos actores.

Quem, como eu, já viu o filme de Nobuo Nakagawa provavelmente não terá grandes surpresas ao assistir a esta longa-metragem. A história mantém-se fiel ao clássico, com a opção de estabelecer uma dualidade entre o que acontece no palco e fora dele. Contudo, a transposição para vida real das personagens merecia ser mais bem construída, apesar de funcionar numa espécie de atordoamento da plateia que irá duvidar de onde está o imaginário e a realidade, onde acabam os ensaios e começa a história de Miyuki Kosuke.

Obsessão, traição e fantasmas juntam-se a muito sangue e a algumas cenas mais gráficas, e tudo denota a estética peculiar mas assertiva do realizador, que nos proporciona momentos visualmente interessantes. Toda a mecânica do palco, o trabalho de luz e som oferecem-nos um espectáculo curioso e pouco comum, que apenas perde devido às opções de condução da narrativa.

Sem comentários: