terça-feira, 16 de setembro de 2014

MOTELx'14: The Storm Within / Rouge Sang (2013)

*4/10*

The Storm Within trouxe uma espécie de terror de época ao MOTELx'14. A ideia de uma mulher guerreira com três filhos pequenos, num filme de home invasion pouco comum faz aumentar as expectativas. Foi essa a proposta do realizador Martin Doepner, mas o entusiasmo do público depressa cai por terra ao perceber que tudo vai parecer fácil demais.

Tudo acontece num canto longínquo do vale de Saint-Laurent, na véspera de ano novo de 1800. Uma das noites mais especiais do ano torna-se um inferno para uma jovem mãe que se vê obrigada a abrigar na sua casa isolada cinco soldados britânicos. Ao longo da noite de tempestade e sem o marido em casa, a tensão cresce e culmina em actos inesperados. Com o nascer do dia, não fica claro quem é a vítima e quem é o agressor.

Acção e drama não faltam, é verdade. O terror propriamente dito não passará muito das mortes que se vão sucedendo (e da forma como acontecem). A "heroína" da história não nos vai deixar muito convencidos, os antagonistas não trazem grandes novidades, as crianças vêm distrair-nos do essencial e, no fundo, Ésperance, a protagonista, poderia ter encarnado algo bem mais aterrador - o público pedia por isso.

Todo o ambiente é interessante e algo perturbador, mas a história toma proporções pouco convincentes. Os vários plot twits, perto do final, poderão agradar a alguns e deixar outros cansados de tantos esforços para nos convencer.

Sem comentários: