segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Doclisboa'14: A Lã e a Neve (2014)

*5/10*

A Lã e a Neve é uma das longas-metragens da Competição Portuguesa do Doclisboa e passou este Sábado pelo Cinema São Jorge. João Vladimiro propõe-nos uma aproximação diferente aos bastidores do espectáculo de dança A Lã e a Neve, preparado e apresentado em 2012.


Trata-se de um filme sobre este espectáculo em específico e sobre os problemas que o trabalho artístico colectivo coloca aos seus intervenientes. Estamos perante um trabalho de dança contemporânea de cariz muito pessoal e exigente, dirigida por Madalena Victorino. João Vladimiro - bailarino para além de realizador - filmou esta realidade mais próxima de si do que do público leigo na matéria. Seguimos os ensaios, as conversas entre coreógrafa e bailarinos, as propostas de uns e outros, os dilemas e preocupações da equipa, na árdua tentativa de alcançar a perfeição e os sentimentos plenos.

A relação entre gémeos é o motor do espectáculo e é interessante acompanhar o trabalho dos bailarinos e dos irmãos convidados para com eles partilharem o palco e os gestos. Do espectáculo em si, cuja preparação seguimos entre analepses e prolepses, nada vemos, apenas a sua construção.

A Lã e a Neve será certamente um filme para bailarinos e artistas que se identifiquem com este trabalho de preparação de uma peça - de dança ou não. Todavia, não chegará a todos, já que a identificação é uma tarefa verdadeiramente difícil para quem não vive este género artístico, e não está habituado a uma arte tão introspectiva.

Sem comentários: