25-abril-billboard

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Doclisboa'14: Tourisme International (2014)

*8/10*

Tourisme International, de Marie Voignier, faz parte da Competição Internacional de Curtas do Doclisboa'14 e o seu potencial é imenso. A realizadora pretende mostrar-nos como é apresentada aos turistas a ditadura da Coreia do Norte. Provocadora, a realizadora apresenta-nos o que viu na sua viagem ao país mas de uma forma muito peculiar.


Vemos as imagens, ouvimos o som ambiente, mas nunca ouvimos as vozes da guias turísticas, do professor e de quem mais nos fala do país. As explicações são-nos transmitidas pela realizadora, através de intertítulos - qual filme mudo.

Conhecemos as pinturas, os heróis de guerra, o parque de diversões, os monumentos, o feriado nacional, os estúdios de cinema, o Museu das Atrocidades Americanas (qual não será o espanto dos turistas que se deparam com uma versão da História algo diferente da que conhecem), uma fábrica de produtos químicos... mas nunca ouvimos as vozes de quem nos acompanha, numa original e arriscada personificação da ditadura do país que aqui visitamos.

Sem comentários: