25-abril-billboard

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Estreias da Semana #140

Dez filmes chegam esta Quinta-feira* aos cinema portugueses. A Praça, Lixo Tartarugas Ninja: Heróis Mutantes são alguns dos títulos a estrear.

A Praça (2014)
Maïdan
A Praça relata a insurreição popular ucraniana no Inverno 2013/2014. Foi nessa praça, em Novembro de 2013, que cidadãos de todas as idades e de todas as confissões se reuniram para protestar contra o regime do presidente Yanukovich. Foi obrigado a demitir-se no final de Março de 2014. De Novembro a Março, Sergeï Loznitsa filmou Maïdan.

As Duas Faces de Janeiro (2014)
The Two Faces of January
Em 1962, Chester Macfarland (Viggo Mortensen) e a sua mulher Colette (Kirsten Dunst) chegam a Atenas em passeio e durante uma visita à Acrópole conhecem Rydal (Oscar Isaac), um jovem golpista americano que trabalha ali como guia turístico. Contudo, os Macfarland não são o que aparentam. 

Comer Dormir Morrer (2012)
Äta sova dö
Quando uma jovem muçulmana sueco-bósnia, a operária Rasa, que tem uma atitude desprendida perante a vida, perde o seu trabalho, enfrenta o drama do desemprego. Sem diploma de ensino médio, sem emprego – apesar das “suas botas estarem profundamente manchadas pela lama da pequena cidade onde cresceu”Rasa vai entrar em rota de colisão com a sociedade e com o caricato mundo da burocracia, que contradiz os seus próprios valores e expectativas.

Dei-te o Melhor de Mim (2014)
The Best of Me
Baseado no romance de Nicholas Sparks, o filme conta a história de Dawson e Amanda, dois antigos namorados do liceu que voltam a estar juntos, após 20 anos de separação, quando regressam à sua pequena cidade para o funeral de um amigo. Um reencontro que reacende o amor que nunca esqueceram, mas que depressa os vai fazer descobrir que as forças que os separaram continuam vivas, colocando-lhes agora ameaças ainda mais sérias.

Filho de Deus (2013)
Child of God
Baseado no romance homónimo de Cormac McCarthy, Filho de Deus conta a história de Lester Ballard, um homem violento - que o narrador descreve como “um filho de Deus, como um de nós” -, e a sua desastrosa tentativa de existir para lá da ordem social. Consecutivamente privado e afastado da família e com poucas ligações humanas, Ballard desce ao nível das cavernas, mergulhando cada vez mais fundo no crime e na perversão.

Lixo (2014)
Trash
Quando dois rapazes das favelas do Rio de Janeiro, encontram uma carteira na lixeira local onde trabalham, não podiam imaginar que as suas vidas iriam mudar para sempre. No momento em que a polícia aparece, oferecendo uma grande recompensa pela carteira, Rafael (Rickson Tevez) e Gardo (Luís Eduardo), percebem a importância do achado. Juntamente com outro amigo, Rato (Gabriel Weinstein), este trio inicia uma viagem de fuga à polícia e ao encontro dos segredos que a carteira esconde.

Mau Mau Maria (2014)
Depois de um acontecimento trágico, os irmãos Maria Gonzaga vêem-se confrontados com uma imposição do pai que lhes valerá a herança, a identidade e a inteligência emocional: sete semanas é o prazo estipulado para que cada um deles encontre uma mulher que lhe encha as medidas sem lhe esvaziar os bolsos.

O Grande Kilapy (2012)
O Grande Kilapy é a história de um bom malandro angolano no final do período colonial (anos 60/70), livremente inspirada em factos reais. Joãozinho, um vigarista com uma profunda ética de amizade, “bon vivant” a todo o custo, é uma pessoa simples, que congrega em si um conjunto de imperativos de “curtição” indiferente às contingências de vida numa colónia portuguesa: cor de pele e preconceito social. Por força das circunstâncias, Joãozinho acaba por se tornar um personagem incómodo, subversivo e politico para o regime colonial Português.

Sara Prefere Correr (2013)
Sarah préfère la course
Sara é uma jovem atleta de 20 anos, que recebe uma proposta para treinar numa das melhores equipas de atletismo universitário do país. Apesar dos receios da mãe, decide deixar a cidade natal, juntamente com o seu amigo Antony. Rapidamente, Sara percebe que precisa de encontrar novos meios para se sustentar sem a ajuda da mãe e, para conseguir um subsídio do Estado, decide casar-se com o amigo. Mas um casamento aos 20 anos não é exactamente aquilo que ela esperava.

Tartarugas Ninja: Heróis Mutantes (2014)
Teenage Mutant Ninja Turtles
A cidade precisa de heróis. A escuridão instalou-se em Nova Iorque desde que Shredder colocou o seu punho de ferro em todo o lado, da polícia aos políticos. O futuro é cruel até quatro irmãos se erguerem dos esgotos e descobrirem o seu destino como Tartarugas Ninja. Estes heróis mutantes vão ter de trabalhar com a repórter April O’Neil (Megan Fox) e com o seu cameraman, Vern Fenwick (Will Arnett), para salvar a cidade e desvendar o plano diabólico de Shredder.

Pulp: Um Filme Sobre a Vida, a Morte e Supermercados, de Florian Habicht, é apresentado em duas sessões especiais da meia-noite, no dia 31 de Outubro e 1 de Novembro, no Cinema IDEAL. O DVD do filme estará também nas lojas a partir de 31 de Outubro.

Sem comentários: