25-abril-billboard

terça-feira, 21 de outubro de 2014

LEFFEST'14: Programa e convidados anunciados

Antestreias muito aguardadas e convidados de peso é o que nos traz a 8ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival (LEFFEST), cuja programação foi hoje anunciada em Conferência de Imprensa no Centro Cultural de Belém. O festival acontece entre 7 e 16 de Novembro e divide-se entre o Cinema Medeia Monumental, Espaço Nimas, Fundação Calouste Gulbenkian, Cinemateca Portuguesa, Centro de Congressos do Estoril e Casino Estoril.


Saint Laurent, de Bertrand Bonello, e Winter Sleep (Palma de Ouro e Prémio FIPRESCI em Cannes), de Nuri Bilge Ceylan, farão as honras de abertura. Os filmes de encerramento desta edição serão Mommy (vencedor do Prémio do Júri do Festival de Cannes), de Xavier Dolan, e Dumb and Dumber To, de Peter Bobby Farrelly. Os homenageados este ano serão John Malkovich e a portuguesa Maria de Medeiros.

Maps to the Stars, de David Cronenberg, Pasolini, de Abel Ferrara, Mr. Turner, de Mike Leigh, Deux Jours, Une Nuit, dos irmãos Dardenne, As Maravilhas, de Alice Rohrwacher, Duran Duran: Unstaged, de David Lynch, Variações de Casanova, de Michael Sturminger, ou The Postman's White Nights, de Andrey Konchalovsky são outros títulos muito esperados pelo público que terão antestreia no LEFFEST, fora de competição. Em Competição estarão 12 filmes de realizadores como Bruno Dumont, Christian Petzold, Hong Sang-soo e John Boorman. Haverá ainda, e como de costume, uma competição de curtas-metragens que junta trabalhos de escolas de cinema europeias.


Haverá ainda espaço para retrospectivas de Andrzej ZulawskiGonzalo García PelayoKléber Mendonça FilhoMarlen KhutsievPhilippe Garrel e Tariq Téguia.

Nos convidados, a lista é muito extensa e aglomera personalidades de áreas muito distintas. Encontramos os realizadores Abel Ferrara, Bertrand Bonello, Jean-Pierre e Luc Dardenne, Marlen Khutsiev, Philippe Garrel ou Stephen Frears, por exemplo. Nos actores - e para além dos homenageados -, destaque para Sabine Azéma, Nina Hoss, Willem Dafoe, Gaspard Ulliel, Victoria Guerra, entre outros. Mas não só de cinema vive o LEFFESTDimitris Dimitriádis, Peter Handke, John Berger, Edgar Morin e Dulce Maria Cardoso são alguns dos escritores que marcarão presença no festival. Outras personalidades que também não vão faltar são, por exemplo, o pianista Piotr Anderszewski, Arto Lindsay & BandDominique Gonzalez-Foerster, Julião Sarmento, alguns nomes ligados à moda - a propósito da projecção de Saint Laurent -, Felipe Oliveira BaptistaBella FreudEmanuel Ungaro, e muitos outros.

O Lisbon & Estoril Film Festival traz consigo muitos outros títulos nas secções Cinemart, Cinema e Moda (também a propósito do Filme de Abertura de Bertrand Bonello), Cinema e Matemática, algumas Sessões Especiais, Séries de TV - que apresentará diversas séries e telefilmes de Roberto Rosselini, e algumas novidades recentes -, bem como masterclasses, Leituras, Teatro - com a peça Os Belos Dias de Aranjuez, de Peter Handke, com encenação de Tiago Guedes e interpretações de Isabel Abreu e João Pedro Vaz (os três também presentes na conferência de imprensa) -, exposições, um concerto de Arto Lindsay & Band e o Simpósio Internacional Ficção e Realidade: Para Além do Big Brother, que tem igualmente um ciclo de cinema associado. Julian Assange e Noam Chomsky têm uma participação especial no LEFFEST e, não marcando presença física, terão uma intervenção vídeo.

O LEFFEST assinala a estreia mundial da exposição de Sandro Miller, Malkovich, Malkovich: Homage To Photographic Masters, em simultâneo com Chicago, que poderá ser visitada no Centro de Congressos do Estoril.


Na conferência de imprensa estiveram presentes o director do festival, Paulo Branco, o Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, e Fernando Medina, Vice-Presidente da Câmara de Lisboa. A homenageada Maria de Medeiros também não faltou.

Mais informações sobre o Lisbon & Estoril Film Festival podem ser encontradas aqui.

Sem comentários: