terça-feira, 18 de novembro de 2014

Festa do Cinema Romeno'14: Dupa revolutie / After the Revolution (2010)

*7.5/10*

A Festa do Cinema Romeno começa amanhã na Culturgest e prolonga-se até dia 23 de Novembro com muito cinema e convidados de honra. Entre as longas-metragens a que podemos assistir está o documentário Dupa Revolutie.


Laurenţiu Calciu tomou as rédeas de Dupa Revolutie e oferece-nos um interessante registo histórico, que vale a pena conhecer, de uma Roménia logo depois da revolução - como o título indica. Curioso por natureza, o realizador pegou na câmara de filmar e foi para as ruas de Bucareste atrás da revolução, em 1989. O que ele viu está neste filme: a população discute furiosamente, por vezes de forma menos coerente, qual será o futuro da Roménia. 

Calciu coloca-nos no centro das emoções, das discussões, das ideias díspares - algumas com pouco sentido - de um povo que se viu livre após mais de 40 anos de ditadura. A desconfiança da população - será que aquele homem, que ninguém sabe quem é, é um infiltrado da Frente de Salvação Nacional? -, os exilados do regime que agora regressam, as opiniões que se discutem de forma acesa em plena rua e que não levam muito longe... acompanhamos ainda alguns candidatos às eleições, conferências de imprensa e mesmo o acto eleitoral e todas as peripécias menos legais que aconteceram.

Através dos rostos e palavras daqueles romenos que celebram e debatem o seu próprio futuro nas ruas, dos jornalistas e dos discursos dos políticos, conseguimos criar um retrato histórico marcante e único de um momento fundamental para um país que tanto mudou nas últimas duas décadas e, acima de tudo, entramos e envolvemo-nos no coração da revolução romena.

Dupa Revolutie é exibido no dia 20 de Novembro, pelas 18h45. O realizador Laurenţiu Calciu estará presente na sessão para partilhar a sua visão desta revolta que mudou a história da Roménia.

Sem comentários: