25-abril-billboard

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Wes Anderson e Laurie Anderson no LEFFEST'14

O realizador Wes Anderson e a artista Laurie Anderson são as mais recentes presenças confirmadas no Lisbon & Estoril Film Festival.

O realizador de Grand Budapest Hotel escolheu dois filmes que marcaram a sua relação com o cinema. No dia 8 de Novembro, às 18h15, no Cinema Monumental, em Lisboa, Wes Anderson vai apresentar O Ouro de Nápoles, de Vittorio De Sica. A 10 de Novembro, às 21h30, o realizador estará no Centro de Congressos do Estoril para apresentar o filme Sadie Mckee, de Clarence Brown, protagonizado por Joan Crawford


Depois de, em 2010, Laurie Anderson ter integrado o júri da selecção oficial do festival, regressa para um encontro no Espaço Nimas, no dia 9 de Novembro, às 19h30. Nascida em 1947, a artista estudou História da Arte e depois Escultura. Na década de 70, após começar a trabalhar em performance, apresentava regularmente espectáculos em museus e festivais de arte, tanto na América do Norte como na Europa. Tornou-se mais conhecida do grande público em inícios dos anos 80, quando o seu single O Superman atingiu o segundo lugar na tabela de vendas britânica, Laurie Anderson já trabalhava em projectos multimédia ambiciosos que incluíam não só música mas também vídeo, projecções, dança e escrita. Para além do seu trabalho visual é também compositora e instrumentista responsável pela invenção de vários instrumentos que utiliza.

No cinema, há na carreira da artista um marco importante: Home of the Brave: A film by Laurie Anderson (1986), um filme concerto gravado durante a digressão do álbum Mister Heartbreak, em que a artista é ao mesmo tempo realizadora e participante. Como compositora, contribuiu ainda para a banda sonora de filmes de realizadores como Wim Wenders e Jonathan Demme.

Sem comentários: