segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Córtex 2015: Vencedores

A 5ª edição do Festival Córtex terminou ontem, 15 de Fevereiro, dia em que se ficaram também a conhecer os filmes vencedores. Coisa de Alguém, de Susanne Malorny foi o vencedor nacional.


O júri, composto pelo realizador Manuel Mozos, a actriz Margarida Vila-Nova, o actor Filipe Vargas e a actriz e deputada Inês de Medeiros, escolheu então a curta-metragem Coisa de Alguém como melhor filme da Competição Nacional. "Este prémio vai para um primeiro filme de um realizador que consegue tornar-se invisível no quotidiano real e daí reconstruir um espaço humano sem nunca pôr de lado o humor que o lado trágico de uma perda pode dar", afirma o júri. Podes espreitar a crítica a este filme aqui.

O prémio da Competição Internacional foi para Mur, de Andra Tévy, "onde o olhar prático e a sensabilidade na mise-en-scene e direção de atores se destaca".

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas a Fúria, de Diogo Baldais, e à curta de animação Três Semanas em Dezembro, de Laura Gonçalves.

Na secção Mini-Córtex, dedicada ao público infantil, foi premiada a curta de animação Foi o Fio, de Patrícia Figueiredo, distinguida por um júri composto por José Jorge Duarte e  a professora Filipa Gonçalves de uma escola do ensino básico de Sintra, bem como por um aluno da sua instituição.

Nesta edição do Córtex, o público votou e escolheu Não são favas, são Feijocas, um documentário de Tânia Dinis, para receber o Prémio do Público.

Os directores do Festival de Curtas-metragens de Sintra, José Chaíça e Michel Simeão, anunciaram ainda que a próxima edição se vai realizar de 25 a 28 Fevereiro de 2016.

Sem comentários: