sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Estreias da Semana #154

Cinco filmes chegaram às salas de cinema portuguesas esta Quinta-feira. As atenções viram-se especialmente para Selma - A Marcha da Liberdade e O Meu Nome é Alice, ambos com nomeações para os Oscars.

Ascensão de Júpiter (2015)
Jupiter Ascending
Jupiter Jones (Mila Kunis) nasceu numa noite peculiar, sob sinais que prenunciavam estar destinada a grandes acontecimentos. Agora, já adulta, Jupiter sonha com as estrelas mas acorda todos os dias para a dura realidade de um emprego a limpar a casa dos outros e um sem fim de azares. Mas quando Caine (Channing Tatum), um ex-militar geneticamente manipulado, chega ao planeta Terra para a procurar, Jupiter começa a ter uma ideia do que o futuro lhe reservava desde sempre – a sua assinatura genética faz dela a sucessora em linha de um extraordinário legado que pode mesmo alterar a ordem do cosmos.

O Espírito de 45 (2013)
The Spirit of '45
"A Segunda Guerra Mundial foi uma luta, talvez a maior e mais considerável luta colectiva em que este país esteve envolvido. Apesar de outros terem feito sacrifícios maiores, o povo da Rússia, por exemplo, a determinação de construir um mundo melhor era tão forte aqui como nos outros países. Nunca mais, acreditava-se, iríamos permitir que a pobreza, o desemprego e o fascismo desfigurasse as nossas vidas. Ganhámos a guerra juntos, juntos podíamos ganhar a paz. Se conseguíamos planear campanhas militares, não conseguiríamos também construir casas, criar um serviço de saúde e um sistema de transportes, fazer o que era necessário para a reconstrução? A ideia central era a do bem público, em que a produção e os serviços beneficiariam todos. Não deveriam uns poucos ficar ricos em detrimento de todos os outros. Foi uma ideia nobre, popular e aclamada pela maioria. Foi o Espírito de 45. Talvez seja altura de o relembrar hoje." Ken Loach

O Meu Nome é Alice (2014)
Still Alice
Alice Howland, uma mulher de 50 anos, com um casamento feliz e três filhos já adultos, é uma reconhecida professora universitária de linguística que começa a esquecer palavras... Quando lhe são diagnosticados sinais prematuros de Alzheimer, Alice e a sua família vêem os seus laços arduamente testados.

Selma - A Marcha da Liberdade (2014)
Selma
Selma - A Marcha da Liberdade conta-nos a luta histórica e pacifista de Martin Luther King Jr. contra a lei da segregação racial e pela defesa dos direitos civis da população negra norte-americana - uma campanha perigosa, que culminou com a marcha épica de Selma a Montgomery, e que galvanizou a opinião pública norte-americana a ponto de convencer o presidente Lyndon B. Johnson a aprovar a Lei do Direito de Voto em 1965.

Na Nova Iorque de 1981, um ambicioso imigrante luta para proteger o seu negócio e a sua família ao longo do ano mais perigoso da História daquela cidade.

1 comentário:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Ascensão de Júpiter: 5*

"Ascensão de Júpiter" tem excelentes efeitos visuais e sonoros, o que me cativou e me fez imergir no filme.
"Jupiter Ascending" tem também um argumento cuidado, apesar de a sua parte final ser algo atabalhoada.

Cumprimentos, Frederico Daniel.