segunda-feira, 16 de março de 2015

Estreias da Semana #159

Na passada Quinta-feira chegaram aos cinemas portugueses nove novos filmes.

Antes de Adormecer (2014)
Before I Go to Sleep
Christine Lucas (Nicole Kidman) acorda todos os dias assustada e confusa. Dorme ao lado de um homem que diz ser seu marido numa casa que ele diz ser deles, mas nada disto lhe é familiar. Christine sofre de amnésia psicogénica, como resultado de um acidente traumático, e não se lembra de nada do seu passado mais recente - do acidente ou de Ben (Colin Firth), que todos os dias tem de se apresentar e lhe explicar a vida que têm em comum.

Ballet 422 (2014)
O documentário acompanha o nascimento de uma nova obra do jovem coreógrafo Justin Peck, Do primeiro ensaio à estreia mundial, nos bastidores do Ballet da cidade Nova Iorque.

Citizenfour (2014)
Em Janeiro de 2013, estava a realizadora Laura Poitras a fazer um filme sobre abusos de segurança nacional no pós-11 de Setembro nos Estados Unidos quando começou a receber emails encriptados de alguém que se identificava como Citizenfour, que estava preparado para denunciar os programas de vigilância massiva dirigidos pela NSA e outras agências secretas. Em Junho de 2013, ela e o repórter Glenn Greenwald voaram para Hong Kong para o primeiro de muitos encontros com o homem que revelou ser Edward Snowden. O filme que resultou desta série de encontros.

Corre, Rapaz, Corre (2014)
Lauf Junge Lauf
Corre, Rapaz, Corre conta a história verídica de Jurek Srulik, um menino polaco de oito anos que foge do gueto de Varsóvia em 1942. Jurek tenta ocultar a sua identidade judaica enquanto procura refúgio seja onde for e junto de quem puder. Uma das suas ligações mais memoráveis é com Magda, uma bela jovem polaca que arrisca a sua vida para ajudar judeus, como Jurek, a passarem por católicos.

Focus (2015)
Will Smith é Nicky, um experiente burlão que se envolve com uma jovem vigarista de nome Jess (Margot Robbie). Reconhecendo o seu talento, Nicky dispõe-se a ensinar Jess os truques do seu negócio, mas quando ela se aproxima demais, ele rompe com ela abruptamente. Três anos depois, Jess – uma bem sucedida femme fatale – surge em Buenos Aires envolvida no mundo das altas apostas de corridas de carros. E agora, a antiga aluna vai envolver-se no mais recente, e muito perigoso, esquema de Nicky, provocar uma reviravolta... e deixar o mestre fora de jogo.

Gett: O Processo de Viviane Amsalem (2014)
Gett
A história da batalha legal de Viviane, que durante cinco anos lutou por obter o seu divórcio junto da única autoridade legal competente para julgar casos de divórcio em Israel, o Tribunal Rabínico. Viviane enfrenta a atitude inflexível do seu marido, que se recusa a dar-lhe o divórcio, apesar de viverem separados já há alguns anos.

O Efeito Lazarus (2015)
The Lazarus Effect
Um grupo de estudantes de uma Universidade de Biologia e Investigação matam, acidentalmente, uma colega de curso e, ao tentarem reanimá-la, desencadeiam uma força do mal. Lutando pelas suas próprias vidas, o grupo deve agora combater essa força mortal dentro do laboratório antes que ela devaste toda a população.

O Segundo Exótico Hotel Marigold (2015)
The Second Best Exotic Marigold Hotel
Sonny está de olho numa promissora propriedade agora que a sua primeira aventura, o exótico Hotel Marigold para pessoas idosas e bonitas, tem apenas um quarto disponível, o que o coloca num dilema visto que estão para chegar mais dois hospedes: Guy e Lavinia. Evelyn e Douglas juntam-se agora à força de trabalho de Jaipur e questionam-se onde os levará os seus encontros regulares para comer panquecas, enquanto Norman e Carol negoceiam as traiçoeiras condições de um relacionamento exclusivo e Madge lida em simultâneo com dois candidatos muito ricos e grandes pretendentes. Talvez o único que saiba a resposta seja a recém instalada co-gerente do hotel, Muriel, a guardiã dos segredos de todos. Enquanto as exigências de um casamento tradicional indiano ameaçam subjugar todos, uma inesperada solução apresenta-se diante deles.

Paddington (2014)
Paddington segue as cómicas desventuras de um jovem urso peruano que viaja até Londres em busca de um lar. Dando por si perdido na Estação de Comboios de Paddington, ele começa a temer que a vida da cidade não seja como ele imaginava - até que conhece a família Brown. Eles lêem o bilhete manuscrito que Paddington traz ao pescoço ("Por favor, tomem conta deste urso. Obrigada.") e oferecem-lhe chá, um nome e um telhado. Parece que a sorte de Paddington mudou, até este urso, o mais raro de todos, chamar a atenção de uma taxidermista de museu que tem umas contas antigas para ajustar.

1 comentário:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

"O Efeito Lazarus" é daqueles filmes de terror que quase não existe terror, o suspense também é quase inexistente.
"The Lazarus Effect" (título original) ofereceu um twist interessante e que me surpreendeu, mas isso não salvou o filme de ser apenas razoável.
2*
Cumprimentos cinéfilos.
Frederico Daniel.