domingo, 29 de março de 2015

Estreias da Semana #161

Foram muitos os filmes que chegaram às salas de cinema na passada Quinta-feira. O País das Maravilhas, SambaHome: A Minha Casa ou o Especial Roberto Rossellini são alguns dos destaques desta semana.

A Vingança de Michael Kohlhaas (2013)
Michael Kohlhaas
No século XVI, em Cévennes, Michael Kohlhaas, um próspero negociante de cavalos leva uma vida de família farta e feliz. Vítima de uma injustiça, esse homem devoto e íntegro levanta um exército e destrói as cidades para restabelecer o seu direito.

Amor Louco (2014)
Amour Fou
Em Berlim, no período Romântico, o jovem poeta Heinrich quer conquistar a inevitabilidade da morte através do amor, mas não consegue convencer Marie, a prima céptica, a juntar-se ao pacto de suicídio.

As Vozes (2014)
The Voices
Jerry (Ryan Reynolds) é um tipo tagarela e aparentemente normal que trabalha das nove às cinco numa fábrica de banheiras, com o charme excêntrico de quem precisa de alguns amigos. Com a ajuda da sua psiquiatra, nomeada pelo tribunal, ele tem como objectivo o namoro com uma colega do escritório (Gemma Arterton). No entanto, antes de começar, esta relação tem uma reviravolta repentina e assassina, depois dela o deixar pendurado num encontro. Orientado pelos seus animais de estimação,  um maldoso gato falante e um benevolente cão falador, Jerry deve decidir se continua a lutar pela normalidade ou se abraça um caminho muito mais sinistro.

Coração de Leão (2013)
Leijonasydän
Teppo conhece e apaixona-se pela bela loira Sari. Só que Teppo é uma figura central de um grupo neo-nazi e, quando conhece o filho de Sari, tem uma grande surpresa. O filho de Sari chama-se Rhamadhani e é negro. Naturalmente, para Teppo, este é um enorme dilema. Se, por um lado, ele está apaixonado por uma mulher maravilhosa, e, assim, tem a chance de realizar o seu sonho de ser pai e de ter uma família, por outro, existe uma crença de longa data com base na discriminação, a ignorância e o ódio. Quando Sari fica grávida Teppo decide fazer o seu melhor para estar em paz com Rhamadhani. Com o seu irmão e o seu antigo grupo nazi ameaçador por perto, ele é forçado a tomar uma posição. É uma escolha simples entre o amor ou o ódio.

Elsa & Fred (2014)
Elsa viveu os últimos 60 anos a sonhar com o momento que Fellini eternizou em La Dolce Vita na cena da Fontana di Trevi. A mesma cena sem Anita Ekberg, mas com Elsa. Sem Marcello Mastroiani mas com o amor que demorou tanto a chegar. Fred é um pouco mais novo que Elsa e tem sido um bom homem, que fez tudo o que era suposto ter feito. Após perder a mulher, sente-se pertubado e confuso e a sua filha decide que é melhor ele mudar-se para um apartamento mais pequeno, onde acaba por conhecer Elsa.

Home: A Minha Casa (2015)
Home
Quando a Terra é invadida pelos excessivamente confiantes Boov, uma raça alienígena em busca de um novo local ao qual chamar lar, todos os humanos são prontamente realocados enquanto os Boov se atarefam com a reorganização do planeta. Mas quando Tip, uma miuda cheia de recursos, consegue escapar escapar à captura, ela dá consigo como cúmplice acidental de um Boov banido chamado Oh. Os dois fugitivos apercebem-se que há muito mais em jogo do que do que o relacionamento intergaláctico e embarcam na viagem das suas vidas.

Loucuras no México (2014)
Search Party
Um grupo de amigos decide investir numa divertida e romântica missão: tentar reunir um amigo com a mulher com quem ele esteve quase para casar.

O País das Maravilhas (2014)
Le Meraviglie
A família de Gelsomina vive segundo as suas próprias regras. Gelsomina (Maria Alexandra Lungu), com apenas 12 anos, é praticamente a chefe de família. As suas três irmãs mais novas obedecem-lhe e trabalham sob a sua vigilância. O pai de Gelsomina, Wolfgang, é um estrangeiro e Gelsomina a futura rainha do estranho e improvável reino que ele construiu. Um herdeiro seria mais apropriado, mas Gelsomina é forte e determinada e tem um talento especial para as abelhas e para fazer mel. Enquanto o campo está a ser destruído pelos pesticidas e a vida rural a mudar, um programa de televisão chega e oferece um prémio para a família mais tradicional.

Samba (2014)
Samba (Omar Sy) é um senegalês que vive em França há dez anos e que sobrevive de biscates. Alice (Charlotte Gainsbourg) é uma técnica superior que sofreu um esgotamento. Samba procura por todos os meios obter os seus documentos, enquanto Alice tenta reconstruir-se através do voluntariado numa associação. Cada um luta por  sair do impasse em que se encontra, até ao dia em que os seus caminhos se cruzam.

Um Grande Salto (2014)
A Long Way Down
Inspirado no aclamado romance de Nick Hornby, Um Grande Salto apresenta quatro estranhos que, por mero acaso, se encontram na passagem de ano no telhado de um edifício em Londres, com o objectivo de se suicidarem. Os seus planos de uma morte solitária são arruinados, pelo que combinam entre si adiar esta ideia por seis semanas, formando uma família pouco convencional, procurando em conjunto razões para continuarem a viver.

Especial ROBERTO ROSSELLINI
O Espaço Nimas, em Lisboa, recebe, a partir de 26 de Março, uma programação especial dedicada ao realizador italiano Roberto Rossellini. A mesma programação segue para o Porto, para o Teatro Municipal do Campo Alegre, a partir de 9 de Abril. A programação completa pode ser encontrada aqui e aqui.

1 comentário:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

"Um Grande Salto" é um filme com uma premissa interessante e com uma história bastante envolvente. Apesar de falar na temática do suicídio, esta película aborda esse tema de uma maneira alegre e leve.
"A Long Way Down" mostra o que pode acontecer quando quatro desconhecidos por obra do destino se conhecem quando cada um deles se quer suicidar mas não o faz. A meu ver a grande mensagem deste filme é que viver a vida é mais importante do que o suicídio, mostrando que na vida nem tudo é mau.
4* - Cumprimentos, Frederico Daniel