sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Estreias da Semana #182

Esta Quinta-feira trouxe consigo 13 filmes até às salas de cinema portuguesas.

As Férias do Senhor Hulot (cópia digital restaurada) (1953)
Les vacances de Monsieur Hulot
Hôtel de la Plage, costa atlântica, Verão: as pessoas pousam as malas calmamente. Ao longe, o som incomodativo de um carro ruidoso. Ao volante, um veraneante pouco comum. É o senhor Hulot, que empurra a porta do hotel e provoca logo uma enorme corrente de ar. É a desordem total durante a estação balnear: ténis coreográfico, um barco de pesca partido. O Sr. Hulot, para gáudio das crianças, semeia involuntariamente o terror nesta pequena sociedade de veraneantes demasiado sérios.

Um filme-ensaio que procura um novo olhar sobre o enigma da Coreia do Norte, um país quase exclusivamente visto através das lentes distorcidas da propaganda nacionalista ou da sátira irrisória. Cruzando imagens de três visitas da realizadora à Coreia do Norte, com canções, espectáculos, cinema popular e imagens de arquivo, Canções do Norte tenta compreender, através dos seus próprios termos, a psicologia e imaginação popular dos norte-coreanos e a sua ideologia política de amor absoluto, que continua a guiar o país para um futuro incerto.

Férias (2015)
Vacation
A nova geração dos Griswolds está de volta. Seguindo as pisadas do seu pai e na esperança de poder desfrutar de um tempo de qualidade com a sua família, o já adulto Rusty Griswold (Ed Helms) surpreende a sua mulher Debbie (Christina Applegate), e os seus dois filhos, com uma viagem pelo país de volta ao “parque de diversões favorito das famílias Americanas”: Walley World.

Há Festa na Aldeia (cópia digital restaurada) (1949)
Jour de Fête
Numa pequena aldeia do centro de França é dia de festa: os feirantes chegam à praça com as suas roulotes, carroças, carros, cestas, carrocéis, lotarias, fanfarras. Instala-se um cinema ambulante. É ocasião para os aldeões descobrirem um documentário sobre as proezas dos correios na América. Ridicularizado por toda a aldeia, François, o carteiro, decide aprender a executar o seu trabalho “à americana”.

Metamorfoses (2014)
Métamorphoses
Uma rapariga é abordada por um rapaz belo mas muito estranho. Deixa-se seduzir pelas suas histórias. Histórias sensuais e maravilhosas nas quais os deuses se apaixonam por jovens mortais. O rapaz propõe à rapariga que o siga.

O Meu Tio (cópia digital restaurada) (1958)
Mon Oncle
O senhor e a senhora Arpel têm uma casa moderna num quarteirão asséptico. Eles têm tudo, conseguiram tudo, na casa deles é tudo novo: o jardim é novo, a casa é nova, os livros são novos. Neste universo tão confortável, o humor, os jogos e a sorte não têm lugar. E o filho Gérard aborrece-se de morte. É então que irrompe o irmão da senhora, o tio, o Sr. Hulot. Personagem inadaptada, habituada ao seu mundo caloroso, vai, para delírio do sobrinho, virar tudo de pernas para o ar.

Outro/Eu (2015)
Self/less
Com Ryan Reynolds e Ben Kinlgsey nos principais papéis, o filme conta a história de Damian Hale, um bilionário industrial que, quando lhe é diagnosticado cancro, procura um procedimento médico radical e transfere a sua consciência para o corpo de um homem jovem e saudável. Contudo, a imortalidade tem alguns efeitos colaterais e Damian encontra-se a lutar pela sua vida e a daqueles que impactou.

Parade (cópia digital restaurada) (1974)
Parade
Ao longo de Parade, adultos e jovens formam uma massa entusiástica, unida pelo espectáculo à sua frente. Desde o inicio, duas crianças demonstram, através de trocas de olhar, a alegria de estarem juntos. O público participa directamente no espectáculo de circo e music-hall enquanto Tati, o mestre de cerimónias, dirige e anima esta representação.

Sim, Sr. Hulot (cópia digital restaurada) (1971)
Trafic
A sociedade automobilística francesa Altra quer fazer-se vingar no salão Automóvel de Amesterdão com um protótipo engenhoso de caravana desenhado pelo Sr. Hulot. Este irá acompanhar, juntamente com Maria, a jovem e mimada relações públicas da empresa, o camião onde o protótipo seguirá até Amesterdão. Nesta viagem irão surgir uma série de peripécias que atrasarão a chegada e mudarão a postura de Maria para com os que a rodeiam.

Sininho e a Lenda do Monstro do Nunca (2014)
Tinker Bell and the Legend of the NeverBeast
A Fada dos Animais Fawn acredita que não se pode julgar o livro pela capa ou um animal pelas suas presas, e por isso torna-se amiga de uma enorme e misteriosa criatura conhecida por Monstro do Nunca. Como Sininho e as suas amigas não estão muito seguras sobre esta relação com Pixie Hollow, a elite das Fadas Escuteiras junta-se para capturar o monstro antes que ele destrua o lar delas. Fawn tem de acreditar no seu coração e seguir a sua fé, se espera conseguir unir todas as fadas para salvar o Monstro do Nunca.

Um Ponto de Viragem (2014)
You're Not You
Baseado no romance homónimo de Michelle Wildgen, Um Ponto de Viragem conta a história de Kate (Swank), uma pianista a quem é diagnosticada esclerose lateral amiotrófica (ELA) e de Bec (Rossum), uma jovem universitária que vive um momento meio conturbado e tenta conciliar a sua relação com um professor casado com o seu futuro académico.

Vai Seguir-te (2014)
It Follows
Para a jovem Jay, de 19 anos, o Outono deveria ser sinónimo de escola, rapazes e fins de semana no lago. Mas, na sequência de um encontro sexual aparentemente inocente, Jay vê-se atormentada por estranhas visões e pela terrível sensação latente de que alguém ou algo está a segui-la. Perante esta situação, Jay e os seus amigos têm de encontrar forma de escapar aos horrores que parecem estar sempre no seu encalço.

Vida Moderna (cópia digital restaurada) (1967)
Playtime
Na era das Economic Air Lines, turistas americanos efectuam uma viagem organizada. O programa é composto pela visita de uma capital por dia. Quando chegam a Paris, apercebem-se que o aeroporto é exactamente igual àquele de onde partiram de Roma, que as ruas são como as de Hamburgo e que os candeeiros de rua se parecem estranhamente aos de Nova Iorque. Pouco a pouco encontram franceses, entre os quais, o Sr. Hulot.

1 comentário:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

"Férias": 3*

"Férias" é um filme bastante divertido, recomendo que o vejam.
"Vacation" tem um argumento aceitável, mas está longe da excelência.

Cumprimentos,

Frederico Daniel.