sábado, 29 de agosto de 2015

MOTELx'15 chega a 8 de Setembro cheio de terror

A 9.ª edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa regressa já no dia 8 de Setembro à capital, onde fica até dia 13, mais um dia que nos últimos anos. As honras de abertura desta edição estão a cargo do filme A Visita (The Visit), que será antecedido pela curta-metragem portuguesa Arcana (de que falaremos nos próximos dias aqui no Hoje Vi(vi) um Filme), de Jerónimo Rocha. A fechar o MOTELx'15 estará o novo filme de Eli Roth, Perigosas Tentações (Knock Knock).


A nova longa-metragem de M. Night Shyamalan, A Visita, será apresentada em Lisboa, antes do lançamento nas salas portuguesas, a 10 de Setembro, em simultâneo com os EUA. O filme apresenta-nos dois irmãos que vão visitar os avós a uma quinta remota na Pensilvânia. Quando chegam, conhecem as regras da casa: 1) divertirem-se; 2) comerem o que quiserem; 3) não saírem do quarto depois das 21h30. Ao não cumprirem a última regra, o comportamento bizarro dos idosos revela-se. A mãe, a bordo de um cruzeiro com o namorado, não acredita nos relatos dos filhos e deixa-os por conta própria.

Por seu lado, o filme de encerramento, protagonizado por Keanu Reeves, trata-se de um remake de um clássico da série B. Em Perigosas Tentações, o actor de Matrix é um homem que leva uma vida perfeita, mas que pode acabar destruída pela inesperada visita de duas belas mulheres. 

Durante o festival, poderemos também assistir a filmes protagonizados por nomes bem conhecidos como Kim Basinger (num papel exigente em I am Here), Kevin Bacon (como xerife em Cop Car) e Salma Hayek (em Everly). Já o cineasta sul-africano Richard Stanley marcará presença em Lisboa para apresentar o documentário Lost Soul: The Doomed Journey of Richard Stanley's Island of Dr. Moreau, de David Gregory, sobre as inacreditáveis histórias dos bastidores do projecto A Ilha do Dr. Moreau, com Marlon Brando e Val Kilmer. Stanley tem ainda direito a uma retrospectiva nesta edição, com a exibição de Hardware (1990) e Dust Devil (1992).

Recentemente falecido, Christopher Lee  será homenageado com a exibição de Eugenie, de Jess Franco, escolhido e apresentado por Stéphane du Mesnildot, autor e crítico na revista Les Cahiers du Cinéma, que dará também uma masterclass dedicada ao actor.

Como de costume, não poderia faltar a produção nacional neste MOTELx, que continua a ser premiada no festival, este ano através do Prémio MOV MOTELx - Melhor Curta de Terror Portuguesa 2015. Os seleccionados desta edição são: A Tua Plateia (2015), de Óscar Faria; Andlit (2014), de João Teixeira Figueira; The Bad Girl (2015), de Ricardo Machado; Efeito Isaías (2015), de Rámon de los Santos; Ermida (2015), de Vasco Esteves; Gasolina (2015), de João Teixeira; Insónia (2015), de Bernardo Lima; The Last Nazi Hunter 2 (2014), de Carlos Silva; Miami (2014), de Simão Cayatte e O Tesouro (2015), de Paulo Araújo.

E como o MOTELx não é só cinema, este ano haverá um warm up de 3 a 5 de Setembro, com diversas actividades, e, durante o festival, não faltarão masterclasses, workshops, nem a Tarde de Jogos Pouco Assustadores, para os mais novos, e a Noite de Jogos de Terror, para os corajosos, já tão características.

Em breve falarei um pouco mais da programação deste ano, mas, para já, podes consultar os horários e as sessões da edição deste ano do Festival Internacional de Terror de Lisboa aqui: http://www.motelx.org/.

1 comentário:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Vi há pouco tempo o Knock Knock - Tentações Perigosas: 2*

"Knock Knock - Tentações Perigosas" é apenas um filme razoável e desiludiu-me um bocado, "Knock Knock" poderia ter sido muito melhor e isso teria sido bom.

Cumprimentos, Frederico Daniel.