segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Estreias da Semana #187

Seis filmes estrearam nos cinemas portugueses na passada Quinta-feira. As atenções viram-se para dois filmes em especial: Evereste e o candidato português ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, As Mil e Uma Noites, Vol. 2 - O Desolado.

Alda e Maria, Por Aqui Tudo Bem (2011)
Por Aqui Tudo Bem
No fim do verão de 1980, Alda e Maria, duas irmãs de 16 e 17 anos, chegam a Lisboa para fugir da guerra civil em Angola. Entregues a si próprias, terão de aprender a sobreviver numa cidade estrangeira e desconhecida para elas. Quando os problemas se tornam quase insuperáveis, chega uma terrível notícia… mas, paradoxalmente, é essa notícia aterradora que lhes dá a força para decidir os seus próprios destinos.

As Mil e Uma Noites Vol. 2 - O Desolado (2015)
Xerazade narra como a desolação invadiu os homens: "Oh venturoso Rei, fui sabedora de que uma juíza aflita chorará em lugar de ditar a sua sentença, numa noite de três luares. Um assassino em fuga vagueará pelas terras do interior durante mais de quarenta dias e teletransportar-se-à para fugir à Guarda, sonhando com putas e perdizes. Lembrando-se de uma oliveira milenar, uma vaca ferida dirá o que tiver a dizer e que é bem triste! Moradores de um prédio dos subúrbios salvarão papagaios e mijarão em elevadores, rodeados por mortos e fantasmas; mas também por um cão que… ". E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se. - "Diabo de histórias! É certo que continuando assim minha filha acabará degolada!" - pensa assim o Grão-Vizir, pai de Xerazade, no seu palácio em Bagdad.

Evereste (2015)
Everest
Inspirado nos acontecimentos envoltos na tentativa de atingir o cume de montanha mais alta do mundo, Evereste documenta a jornada de duas expedições em que todos os limites foram desafiados por uma das mais violentas tempestades de neve que a humanidade assistiu. Enquanto as suas energias são postas à prova pelos elementos mais severos no planeta, os alpinistas vão enfrentar obstáculos quase impossíveis quando uma obsessão de vida se torna uma luta pela sobrevivência.

Life (2015)
O jovem fotógrafo Dennis Stock tenta aproximar-se do actor em ascensão James Dean, para conseguir um grande destaque para a revista LIFE. Contudo, quando James não está relutante, ele é caótico, alegre, brincalhão e desobediente. E quando Dennis não está irritado, fica exasperado, a tentar conseguir que o esquivo James Dean se concentre ou simplesmente apareça.

O Nosso Último Verão na Escócia (2014)
What We Did on Our Holiday
Doug e Abi decidem viajar até à Escócia com os três filhos pequenos, para comemorar o aniversário de Gordie, o pai de Doug, que celebra 75 anos. No entanto, os dois têm um segredo que gostariam de esconder do resto da família, mas não será nada fácil ocultar o divórcio com as crianças por perto. E o que prometia ser uma harmoniosa reunião familiar acaba por trazer à superfície ressentimentos passados, quando um dia na praia se transforma em tragédia e as crianças põem mãos-à-obra para resolver o assunto.

Uma Noite Fora do Palácio (2015)
A Royal Night Out
8 de Maio de 1945, Dia da Vitória. O mundo inteiro celebra o final da guerra. Londres transborda de celebração e excesso. Duas jovens irmãs têm autorização para saírem à noite pela primeira vez e se juntarem às comemorações. Excitadas e cheia de apreensão, partem para o desconhecido, escapando à guarda dos seus acompanhantes. Nesta aventura, contactam com gestos de amizade, bondade, mas também momentos de perigo e sentem o fervor do primeiro amor, numa aventura de conto de fadas. Naturalmente, acabam por chegar a casa fora de horas, onde os seus pais se encontram em alvoroço.

1 comentário:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Vi recentemente o filme "O Nosso Último Verão na Escócia": 1*

"O Nosso Último Verão na Escócia" é uma perca de tempo e é completamente desenxabido.
"What We Did on Our Holiday" é um filme para esquecer.

Cumprimentos, Frederico Daniel.

PS, já o viste? Se não o viste é uma perca de tempo, não recomendo mesmo. :) Mas vê, pode ser que gostes.