sexta-feira, 18 de setembro de 2015

MOTELx'15: Coin Locker Girl, de Han Jun-hee (2015)

*7/10*

Da Coreia do Sul para o MOTELx'15, Coin Locker Girl, primeira longa-metragem de Han Jun-hee, aterrou na sala 3 do Cinema São Jorge no dia 12 de Setembro. Sangrento e sentimental são duas características que podem, numa primeira impressão, parecer contraditórias, mas nesta longa-metragem, coexistem em harmonia, perseguindo uma protagonista feminina de peso.

Recém-nascida, Il-yeong é abandonada no cacifo número 10 de uma estação de metro. Oito anos depois, é vendida à madrinha de um gang de Chinatown conhecida simplesmente por Mãe, e junta-se à família. Apenas os que se mantêm úteis conseguem sobreviver em Chinatown. 

Ao longo de Coin Locker Girl conhecemos duas mulheres fortes - Il-yeong e a Mãe do gang -, e é na sua relação/oposição que nasce a tensão do filme. Entre dívidas e devedores, que tardam em pagar à Mãe - implacável -, Il-yeong faz o seu trabalho e vai-se descobrindo enquanto mulher, tentar construir o seu futuro e reconstruir o seu passado. Destaque para as interpretações das duas protagonistas: Kim Hye-su (Mãe) e Kim Go-eun (Il-yeong).


Entre o drama sentimental e a violência sem pudor, Coin Locker Girl pode confundir a plateia (afinal é um dramalhão lamechas ou um filme de terror brutal?), mas, apesar desta ambivalência, a concretização é eficaz e prende todas as atenções.

Sem comentários: