sábado, 12 de setembro de 2015

MOTELx'15: Hardware, Richard Stanley (1990)

*7/10*

Richard Stanley está pelo MOTELx'15 onde tem direito a uma retrospectiva do seu trabalho, que começou esta Sexta-feira com a exibição de Hardware. Psicadélico e impróprio para epilépticos, o filme de 1990 revela-se uma boa surpresa para quem pretender descobrir o realizador.


A acção passa-se num mundo pós-apocalíptico, onde um recolector nómada encontra um crânio cibernético e vende-o a um sucateiro. Moses Baxter, um ex-soldado, compra-o e oferece-o à namorada, uma artista que trabalha com metais. O crânio, virá a revelar-se, pertence a uma avançada máquina assassina programada para matar todos os humanos, com a capacidade de se reconstruir com os materiais que tiver disponíveis.

A inteligência artificial e os robôs dominam a temática deste filme de terror pouco usual, primeira longa-metragem de Richard Stanley. Não falta cor - num óptimo trabalho da direcção de fotografia -, erotismo e muito sangue para animar os fãs do género. A protagonista, a ruiva Jill, é uma mulher de garra e vai deixar o público rendido.

O ambiente pós-apocalíptico está muito bem construído, bem como toda a tensão do enredo, repleto de voltas e reviravoltas, sempre a surpreender o espectador. Hardware é, acima de tudo, original - com tudo o que isso possa ter de bom e de mau -, mas muito eficaz e uma referência curiosa no cinema de terror.


O próximo filme da retrospectiva Richard Stanley é Dust Devil e será exibido este Domingo, dia 13 de Setembro, pelas 16h45.

Aqui fica o trailer de Hardware:

Sem comentários: